UECE é patrimônio do povo cearense

27 de fevereiro de 2013 - 14:00

O Grupo de Flautas do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE) abriu as comemorações da Semana da Integração, segunda-feira, dia 25, no Auditório Central, no Campus do Itaperi. A Semana da Integração é um evento do calendário acadêmico da Universidade que acontece no início das aulas de cada semestre letivo. Seu objetivo é recepcionar os alunos egressos do último vestibular e integrá-los à comunidade acadêmica.

Logo depois da apresentação do Grupo de Flautas, sob a regência do professor Heriberto Porto, foi formada a mesa da solenidade de abertura da Semana da Integração, que este ano homenageou o grande educador cearense Lauro de Oliveira Lima, nascido em Limoeiro do Norte e falecido recentemente, com o tema “Uma história de inovação educacional”.

A Pró-Reitoria de Graduação, juntamente com a Chefia de Gabinete da Reitoria, organiza semestralmente, a Semana da Integração. A pró-reitora de Graduação, professora Marcília Chagas Barreto, em sua fala de abertura do evento, informou que o currículo do curso é estruturado, de forma que hoje já é possível saber em qual semestre se espera que cada aluno esteja graduado. É com base nessa projeção que se calcula o que se denomina a taxa de sucesso da graduação.

“Haverá percalços nas vidas de alguns que lhes impedirão de realizar este projeto da forma imaginada. Mas é necessário que vocês façam esforços para realizar seus cursos com muita qualidade e no tempo previsto. Desta maneira, a sociedade cearense disporá de jovens talentos em curto espaço de tempo para ocupar os postos de trabalho para os quais hoje há carência de profissionais habilitados. Além disto, a graduação de cada um de vocês será menos onerosa para os cofres públicos e mais cedo serão abertas novas oportunidades para jovens que, como vocês, também desejam obter a formação universitária”, enfatizou a pró-reitora. Clique aqui e confira a íntegra do pronunciamento da professora Marcília.

No meio do pronunciamento da professora Marcília, um grupo de alunos veteranos adentrou o Auditório Central para manifestar sua opinião sobre a vida acadêmica na UECE.

Encerrando a solenidade de abertura da Semana da Integração, o reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, falou que os universitários que entram terão grandes desafios à frente, como dar continuidade ao processo do Planejamento Democrático da universidade, que teve início no ano passado.

Informou aos calouros também que depois de seis anos sem concurso para professores efetivos, a UECE realizou um, no ano passado, com 76 vagas, para o qual se inscreveram mais de 900 candidatos. Este ano será realizada nova seleção pública de docentes, desta feita com 151 vagas.

Encerrando seu pronunciamento, o reitor disse que “a Universidade Estadual do Ceará é um dos patrimônios públicos do povo cearense”.

Lauro de Oliveira Lima é tema da Semana de Integração da UECE