Uece e o Instituto Cervantes avançam para futuras parcerias

31 de maio de 2012 - 20:12 #

parceriaO Reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jackson Sampaio, recebeu em seu gabinete, na tarde desta quarta-feira (30/05), o Diretor do Instituto Cervantes, Rufino Sanchez Garcia, com sede em Recife-PE. Além do conhecimento da língua espanhola para uma futura parceria entre as duas Instituições, o Reitor Jackson Sampaio observou, durante a conversa que manteve com o visitante, que a Uece tem várias outras opções que podem ser conveniadas, e citou o exemplo do Mestrado em Saúde Pública, em que é ministrada a disciplina “Sistema Comparado de Saúde”, – que envolve gastos, acesso e desempenho, entre os países, ou outras localidad. O Reitor lembrou que a Uece conta hoje, com 417 doutorados, sendo que 40% desse total, concluíram seus cursos na Espanha. Disse também, que a universidade está aberta as parcerias internacionais.

Jackson Sampaio falou que, como o Ceará fará parte da Copa de 2014, que o Governo do Estado vem desenvolvendo trabalho de infraestrutura de moblidade urbanal. Dando continuidade à conversa com o Diretor do Instituto Cervantes, o Reitor disse que sua intenção é implantar Núcleos de Línguas nas Unidades da Uece do Interior do Estado. O Diretor Rufino Sanchez, por ocasião da visita ao novo Reitor da Uece, estava acompanhado do Coordenador Acadêmico do Instituto Cervantes, Alberto Gineste Llombart, da professora Verônica Barbazan, do Consulado Honorário da Espanha, em Fortaleza.

Na ocasião, Rufino Garcia apresentou o Instituto Cervantes e achou importante conhecer as atividades, relacionadas à língua espanhola, desenvolvidas na Uece, através do Núcleo de Línguas do Centro de Humanidades (CH/Uece), e do Projeto de Línguas (PROLIN), que funciona no Campus do Itaperi.

A visita do Diretor Rufino Garcia ao Reitor Jackson Sampaio contou também com a presença do Vice-Reitor da Uece, Hidelbrando dos Santos Sores, do coordenador do Núcleo de Línguas do CH, professor João Artur Rocha, da professora Cleudene Aragão, do Curso de Letras/Espanhol, da coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional (ECINT), Sônia Maria Vieira de Castro, e da coordenadora do PROLIN, professora Maria Ocenéia Rocha.