UECE e Liceu de Iguatu juntos pela inclusão de alunos com deficiência

18 de novembro de 2013 - 11:28

alt

O Liceu de Iguatu Doutor José Gondim vem desenvolvendo o projeto “Multiplano no Ambiente Escolar: Uma Vivência Matemática para Cegos”. A iniciativa é fruto de parceria entre a escola, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), a Universidade Estadual do Ceará (UECE), por intermédio da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLIi)

O projeto atende a sete alunos cegos que estudam na escola regular e acontece todas as quartas-feiras à tarde. Os estudantes realizam atividades que buscam reconstruir conceitos sobre operações básicas, paralelismo, perpendicularismo, construção de sólidos geométricos, construção e análise de gráficos de funções, áreas de figuras planas, entre outros tópicos.

alt

Outro objetivo do projeto é tornar a inclusão não apenas mera formalização da lei, e sim, fazer com que os alunos cegos tenham reais possibilidades de desenvolver suas habilidades matemáticas, respeitando suas limitações.

Com a orientação do professor de Matemática Francisco de Assis Ferreira, a iniciativa conquistou a premiação de primeiro lugar na 6ª Feira Regional de Ciências, Arte e Cultura de Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 16, na área de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias.

Fonte: Assessoria de Comunicação da FECLI