UECE e Instituto Olhar lançam programa de prevenção de glaucoma

26 de agosto de 2013 - 12:02

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que o glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no mundo, depois da catarata, estimando-se em torno de 12,3% de cegos por glaucoma, sendo que no Brasil esta proporção atinge 15%. Esta deficiência visual provocada pelo glaucoma é irreversível, tem origem genética e hereditária, podendo ser controlada se diagnosticada a tempo.

Sensibilizados com este grave problema de saúde pública, a Universidade Estadual do Ceará (UECE), por interédio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), em parceria com o Instituto Olhar, estão propondo o Programa “Olhar Ceará”, com projetos para implementação de ações de ensino, pesquisa e extensão, inseridos na linha da promoção de saúde e prevenção de doenças oculares, envolvendo os Cursos de Medicina, Enfermagem, Educação Física, Psicologia, Serviço Social e Nutrição e outros interessados.

O Instituto Olhar tem como objetivo proporcionar atividades que tenham como eixo a prevenção, a recuperação, a reabilitação da saúde ocular e realizar campanhas educativas e atuar na defesa social do direito de ver.

Algumas iniciativas já ocorreram com a realização de três minicursos: “Prevenção do Glaucoma”, para Agentes Comunitários de Saúde (ACS), das Regionais IV e V; “Enfermagem e Saúde ocular” realizado durante o XVII Enfermaio e II Ciclo de Debates, e “Acuidade Visual”, para discentes e docentes da UECE.

A UECE e o Instituto Olhar têm a satisfação de convidar os pró-reitores, diretores de Centro e Faculdades, coordenadores de Cursos e toda a comunidade acadêmica para o lançamento do programa “Olhar Ceará”, por ocasião da solenidade de assinatura do convênio, que será realizada no dia 27 de agosto (terça-feira), às 10h, no Auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi.