Uece e Insa pesquisam Mudanças Climáticas para o Semiárido Brasileiro

26 de agosto de 2016 - 16:52

A partir de convênio firmado desde 2012 entre a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e o Instituto Nacional do Semiárido (Insa) foi desenvolvido um conjunto de estudos, com avaliações dos impactos, das mudanças climáticas para o semiárido brasileiro. Os resultados dessa parceria são o documento técnico publicado em 2013, Mudanças Climáticas para o Semiárido Brasileiro (ISSN: 2238-3166) e dois artigos científicos publicados na Revista Brasileira de Meteorologia em 2015 e 2016.

O documento técnico mostra resultados de simulações numéricas do clima presente e projeção para o clima futuro, de curto (2016 a 2035), médio (2046 a 2065) e longo prazo (2080 a 2099). As simulações futuras foram realizadas considerando cenários de aumento das emissões de gases de efeito estufa ao longo do tempo, levando a altos níveis de suas concentrações na atmosfera.

Os modelos numéricos, bem como o banco de dados de observações das variáveis meteorológicas, usados pelos pesquisadores para a elaboração da publicação, são também usados no Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC – sigla da denominação em língua inglesa Intergovernmental Panel on Climate Change), que possibilitam a análise da variabilidade das chuvas e da temperatura do ar na região.

O trabalho da Uece e do Insa contou com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Governo Federal.

Na próxima matéria sobre o assunto traremos as contribuições dos artigos científicos supracitados, visando o entendimento das mudanças climáticas e da relação destas mudanças com a crise hídrica observada no Ceará.

Leia o documento técnico na íntegra.

Crise Hídrica no Ceará: 2012-2016

Uece em Campanha para Economia de Água