UECE e IFCE assinam protocolo de intenções para novas parcerias

11 de maio de 2021 - 11:41 # # #

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) buscam novas parcerias para fortalecer a cooperação acadêmica, técnica, científica e cultural nas áreas de interesse e de expertise entre as duas instituições. O protocolo foi assinado em encontro realizado na última quinta-feira (6), na sede da Reitoria do IFCE, entre os reitores das duas instituições, os professores Hidelbrando Soares e Wally Menezes.

O protocolo de intenções para novas parcerias assinado pelos dois reitores prevê a parceria na construção de programas ou de projetos comuns nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, com a execução e o acompanhamento de atividades de intercâmbio e a participação de servidores docentes, técnico-administrativos e de estudantes.

Hidelbrando Soares destacou que “as parcerias interinstitucionais são grandes potências das IES cearenses, pois é a partir delas que se pode fortalecer ainda mais as nossas instituições. O IFCE é referência científica e tecnológica no estado do Ceará em um modelo exitoso de interiorização, o que torna a parceria estratégica para a UECE. Para nós, o Instituto tem muito a ensinar à Universidade, em particular, nas áreas das tecnologias e da inovação.”, salienta o gestor. O reitor da UECE expressou a intenção de estabelecer um novo patamar de relacionamento acadêmico entre as duas instituições.

Por sua vez, Wally Menezes destacou que se trata de uma ótima oportunidade para as duas instituições avançarem juntas, no desenvolvimento de ideias e de programas para o desenvolvimento do estado do Ceará. Segundo professor Wally Menezes, o IFCE tem muito a aprender com a UECE. Na oportunidade, o reitor e os integrantes da comitiva da UECE ouviram a apresentação de José Solon Sales e Silva, gestor curador do Memorial do IFCE – Dr. Raimundo César Gadelha de Alencar Araripe, equipamento que tem o objetivo de preservar a memória da instituição.

O encontro contou, ainda, com a visita dos representantes da UECE às instalações da Reitoria do IFCE, como também aos ambientes do programa Apple Developer Academy, cuja apresentação foi feita pelo professor Antônio de Barros Serra.

A UECE foi representada, além do reitor, professor Hidelbrando Soares, pelo vice-reitor, professor Dárcio Teixeira; pelo chefe de gabinete da Reitoria, professor Altemar Muniz; pelas pró-reitoras de Extensão, professora Maria Anezilany Nascimento, de Políticas Estudantis, professora Monica Cavaignac, de Pós-Graduação e Pesquisa, professoraMaria Lúcia Duarte Pereira, de Graduação, professora Mazza Maciel; pela coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional (ECInt), professora Kadma Marques, e a procuradora jurídica, Roberta Nunes.

A recepção no IFCE foi integrada, além do reitor, Wally Menezes, pelas pró-reitoras de Ensino, professora Cristiane Borges, e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professora Joélia Marques. Por videoconferência, participaram a pró-reitora de Extensão, Ana Uchôa e os pró-reitores de Administração e Planejamento, Reuber Saraiva, e de Gestão de Pessoas, Marcel Ribeiro. Participaram, ainda, pelo IFCE o assessor especial Ivam Holanda, o diretor de Gestão de Tecnologia da Informação, Danilo Reis, e o diretor do Centro de Referência em Educação a Distância do IFCE (Cread), Igor Paim.