Uece e Hospital São Francisco promovem curso sobre práticas obstétricas em Canindé

13 de agosto de 2019 - 10:03 # # # # # #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio do MedioTec, do Programa de Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica e do curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica, em parceria com Associação Hospitalar São Francisco de Canindé, realizou no último dia 26 de julho, em Canindé-CE, o “Curso de Aperfeiçoamento em Saúde e Assistência Materna Infantil focando em Boas Práticas Obstétricas na Humanização do Parto e Nascimento”.

Participaram do curso 80 profissionais dos municípios de Canindé, Itatira e General Sampaio e estudantes do curso de Técnico de Enfermagem do MedioTec/Pronatec/Funece.

Na programação, discussões sobre práticas obstétricas, assistência ao pré-parto, parto e puerpério; humanização; cuidados mediatos e imediatos com o recém-nascido; e aleitamento materno. De acordo com a coordenadora do curso, professora Francisca Gomes Montesuma, o curso foi um sucesso. “Foi um momento muito rico de discussão das necessidades daquela cidade, dos entraves, do acesso, do acolhimento das gestantes nos municípios”.

A coordenadora destaca ainda o valor da parceria com o hospital. “A Uece levou esse curso para a cidade como mais uma ação de conexão entre academia e comunidade, e os alunos do MedioTec, do curso Técnico de Enfermagem de Canindé, farão seus estágios no Hospital São Francisco”, explica professora Montesuma.

Para o coordenador do Pronatec/Funece, professor Hidelbrando Soares, “a parceria com o Hospital São Francisco é de melhor tipo, todos ganham. Nossos estudantes ganham um excelente campo de estágio, a comunidade regional da área da saúde ganha com curso de excelência promovido pela Universidade, com inclusão de uma ação social representativa. O Mediotec da Uece tem esse objetivo, integrar a Universidade e comunidade”, reforça o coordenador.

Para realizarem o curso, os profissionais participantes fizeram a doação de leite em pó, que será utilizado pela própria Associação Hospitalar São Francisco de Canindé.