UECE e Fundo Newton do Reino Unido vão firmar parceria

8 de maio de 2015 - 14:52 #

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor Jackson Sampaio, e o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGPq), professor Jerffeson Teixeira de Souza, juntamente com o Ministro Conselheiro da Embaixada Britânica no Brasil, Wasim Mir, e o gerente do Fundo Newton do Reino Unido, Rui Lopes, participaram de um café da manhã, na última terça, 05 de maio, no Magna Praia Hotel. Participam também do encontro, o pró-reitor de Pesquisa e Pesquisa, professor Gil Aquino e o coordenador de Assuntos Internacionais da Pró-reitoria de Administração, Tito Lívio Cruz Romão, ambos da Universidade Federal do Ceará (UFC).

alt

O objetivo principal do encontro foi o de estabelecer proximidade e abrir caminhos de cooperação entre a UECE, a UFC e Fundo Newton.

alt

Durante o café, o reitor Jackson Sampaio, descreveu a magnitude e a complexidade da UECE, hoje, como seus 11 campi distribuídos por nove cidades, além de fazer um relato sobre os principais projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pela instituição. O reitor enfatizou, pioneira na interiorização do ensino superior no Ceará e na formação de professores, a UECE desenvolve uma consistente plataforma de pesquisa e pós-graduação. Na ocasião, o professor Jerffeson Teixeira de Souza, entregou aos visitantes um exemplar do Catálogo de PRPGPq da UECE.

O Fundo Newton é uma iniciativa britânica que visa promover o desenvolvimento social e econômico dos países parceiros, por meio de pesquisa, ciência e da tecnologia. Lançado no Brasil pelo Ministro das Finanças britânico George Osborne, em abril de 2014, o Fundo Newton de fomento à pesquisa e inovação em países emergentes investirá £ 375 milhões em diversos programas que contemplam mobilidade, pesquisa e capacitação em 15 países.

No Brasil, deverão ser investidos £ 27 milhões até 2017. O fundo é parte do compromisso assumido pelo Reino Unido diante à comunidade internacional de promover iniciativas que fortaleçam o desenvolvimento social e econômico de países emergentes e que ajudem a estabelecer parcerias duradouras com governo e instituições filantrópicas brasileiras.

O fundo é realizado através de quatro consórcios, compostos pelas seguintes organizações:

British Council e HE International;

Academy of Medical Sciences, British Academy, Unit, Royal Academy of Engineering (RAEng) e Royal Society;

Innovate UK (TSB) e Met Office;

Research Councils UK.

O pilar de atuação do British Council no Fundo Newton é o da formação de pessoas, com o objetivo de capacitar e promover colaborações bilaterais entre pesquisadores, professores universitários e outros profissionais, bem como populações de baixa renda ou que historicamente não tenham recebido financiamento.