UECE e Fundação Deusmar Queirós assinam Convênio para a Implantação do Fábrica Escola

25 de janeiro de 2013 - 14:56 #

O convênio de parceria entre a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Fundação Deusmar Queirós e várias instituições e Empresas para a instalação do Projeto “Fábrica Escola – Teoria e Prática para a Vida” foi assinado na última terça-feira (22/01), na sede da Associação Cearense de Magistrados (ACM). O projeto constitui-se numa iniciativa inédita no Estado destinada à ressocialização dos detentos do regime semiaberto, capacitando-os a serem empreendedores, com conhecimento para criar e administrar seus próprios negócios.

O projeto foi idealizado pela Juíza de Direito da segunda Vara de Execuções Penais da Comarca de Fortaleza, Luciana Teixeira de Souza, e tem como coordenador o superintendente da Fundação Deusmar Queirós, Vicente de Paulo Pereira. “Acredito que o projeto vai mudar a vida desses detentos e, principalmente, proteger a sociedade. O maior beneficiado desse projeto será a sociedade”, enfatizou a juíza Luciana Teixeira, vice-presidente da ACM e uma das articuladoras da iniciativa junto com o juiz César Belmino e a desembargadora Maria Celeste Aragão, entre outros.

O “Fábrica Escola” contempla inicialmente, em projeto piloto, 30 apenados de Fortaleza e seus familiares. Eles receberão capacitação em processos produtivos e administrativo-financeiros para se tornarem empreendedores individuais. Contarão também com aulas de informática básica e alfabetização, para os que necessitarem, além de acompanhamento psicossocial e pedagógico, assistência médica, dentária e jurídica.

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) será o setor, por meio do qual a UECE dará suporte ao projeto, com a utilização de suas diferentes áreas do conhecimento, para a preparação de mão-de-obra e oferta de serviços, como por exemplo, nas áreas de saúde e educação, enfatiza o reitor Jackson Sampaio.

Instituições Parceiras no “Fábrica Escola”:

– Universidade Estadual do Ceará (UECE)
– Associação Cearense de Magistrados (ACM)
– Associação Cearense do Ministério Público (ACMP)
– Defensoria Pública do Estado do Ceará
– Fundação Educacional Deusmar Queirós
– Instituto Volta Vida
– Mercadinhos São Luíz
– Pinheiro Supermercados
– Romazi
– Sindicato das Empresas de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus)
– Super Carnes