UECE e Fundação Demócrito Rocha lançam curso “Agentes Ambientais”

7 de junho de 2011 - 13:13 #

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) em parceria com a Fundação Demócrito Rocha lançam o curso de Agentes Ambientais. Na última segunda-feira (06/06), começou a ser veiculado em encarte do Jornal o POVO, “Agentes Ambientais”, um curso para quem se identifica com a natureza.

O curso de Extensão Universitária tem carga horária de 120horas/aula, promovido pela Universidade Aberta do Nordeste/Fundação Demócrito Rocha, com a coordenação geral  da UECE, através das professoras Germana Costa Paixão e Jeanne Barros Leal de Pontes Medeiros, ambas do Colegiado do Curso de Ciências Biológicas do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e coordenação editorial da professora Eloísa Maia Vidal, docente do Curso de Física do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT).

O curso acontecerá durante 13 semanas, circulando como parte integrante do jornal O POVO sempre às segundas-feiras. Dentre os autores de fascículos destacamos ainda, os professores Oriel Herrera Bonilla, Lydia Daianne Maia Pantoja e Luis Gonzaga Sales Júnior, todos do curso de Ciências Biológicas da UECE, e, também, os professores Nilson de Souza Cardoso e Guaraciara Barros Leal, assessores da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).

Segundo a professora Germana Paixão, “os diversos temas abordados tem como principais objetivos aprofundar a consciência cívica e a responsabilidade social dos cidadãos, apresentar fundamentação teórica voltada à capacitação de agentes multiplicadores e facilitadores de controle ambiental, bem como estimular ações individuais e coletivas na busca de alternativas viáveis para a conservação da natureza e do uso sustentável dos recursos naturais”.

Para a professora Jeanne Barros Leal “esse curso visa aproximar a academia e sociedade, contribuindo com as ações ambientais promovidas pelo poder público, já que instrumentalizará os cidadãos para a participação voluntária na preservação do meio ambiente”.

As inscrições são gratuitas e estima-se um público entre 20.000 a 30.000 pessoas. Maiores informações no site http://www.fdr.com.br/agentesambientais ou na Coordenação do Curso de Ciências Biológicas EAD pelo telefone 3101-9801.