Uece e Fiocruz assinam parceria para pesquisa imunológica com Ilhamas

28 de junho de 2018 - 18:46

Durante a inauguração da Fundação Oswaldo Cruz no Ceará (Fiocruz/Ce), ocorrida na manhã do último dia 26 de junho, no município do Eusébio, na presença do Governador do Ceará, Camilo Santana e do Prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves, o presidente da Fundação Universidade Estadual (Funece) e reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jackson Sampaio, e a presidente da Fiocruz/Ce, Nísia Trindade Lima, assinaram acordo de parceria para o desenvolvimento de pesquisa nas áreas da saúde humana e animal.

alt

Inicialmente, a Uece, por meio da Faculdade Veterinária (Favet), vai disponibilizar a Fazenda de Experimentação Agropecuária Dr. Esaú de Accioly de Vasconcelos, em Guaiúba, para receber  animais andinos, da família camelídeo,  gênero Lhama, além de proporcionar o monitoramento veterinário. Entretanto, no futuro, a universidade também fará pesquisas paralelas às da Fiocruz.

alt

A unidade da Fiocruz no Ceará tem como objetivos principais fortalecer a atenção primária à saúde e a Estratégia da Saúde da Família; atuar na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação em fármacos, medicamentos, equipamentos e materiais de saúde; e realizar pesquisas científicas direcionadas à realidade ambiental e epidemiológica da região.

alt

O Ceará, afinal, tem relevante dimensão política e econômica, papel estratégico para o desenvolvimento regional e acumula notórias competências acadêmicas e experiências em saúde pública, como é o caso da Uece, que vem aplicando sua experiência de formação e de qualificação da pesquisa, por meio de seus Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ME e DO), em Ciências Fisiológicas (ME e DO), em Cuidados Clínicos de Enfermagem (ME e DO) e em Ciências Veterinárias (ME e DO), além do mestrado acadêmico em Nutrição e Saúde e dos mestrados profissionais em Ensino na Saúde, Gestão na Saúde, Saúde da Família, Saúde da Criança e do Adolescente, Transplantes e Biotecnologia em Saúde Humana e Animal, ressaltou o reitor da Uece.

alt

Uma das iniciativas de destaque da Fiocruz Ceará é a criação da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (Renasf), em parceria com instituições de ensino e pesquisa da região, com a Secretaria Estadual e com as Secretarias Municipais de Saúde, com significativa liderança da Uece.

alt

Entre os presentes na solenidade estavam o diretor geral da Fiocruz-Ceará,  Carlile Lavor, o ex-presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, o secretário de saúde do Ceará, Henrique Javi, além de outros secretários de Estado, prefeitos municipais da região, secretários municipais de saúde, deputados federais e estaduais e vereadores.

A nova sede da Fiocruz Ceará está situada no Pólo Tecnológico e Industrial da Saúde, no município de Eusébio, limítrofe com Fortaleza, com acesso direto à CE 010 e vizinhança com a belíssima lagoa da Precabura.

Imagens: Carlos Gibaja