UECE e Ebsco fecham parceria para disponibilização de livros digitais

23 de dezembro de 2020 - 15:38 # # #

A Universidade Estadual do Ceará – UECE firma contrato com a Ebsco para o fornecimento de livros em formato digital (e-books). Ao todo, foram comprados 1.007 títulos em formato perpétuo, isto é, todos os livros são de propriedade da Universidade, não necessitando do pagamento de mensalidades ou sendo necessário renovação de contrato.

De acordo com Everson Nascimento, Gerente Regional de Contas para Norte/Nordeste e Centro Oeste da Ebsco, “Essa parceria entre a Ebsco e a UECE foi realizada dentro de um modelo inovador, que tem em sua premissa a compra perpétua, isso significa dizer que a UECE não vai pagar mais nada pra Ebsco com próximos anos, nem taxa de manutenção, uma vez que não trabalhamos com essa taxa. Então, os ebooks são um patrimônio que ficará pra sempre na Universidade, sendo um excelente custo benefício.”

O acesso aos títulos deve ser realizado via portal da biblioteca e o acesso a 1.006 livros é multiusuário, isto é, todos os alunos podem acessar os títulos simultaneamente sem nenhum problema ou restrição, apenas um livro não possui esse tipo de acesso, sendo que para este a universidade adquiriu 30 cópias digitais.

“Os livros poderão ser acessados on-line, através do portal da biblioteca, e também off-line, uma vez que é possível realizar o download do título”, complementa o gerente regional.

As negociações para a compra tiveram início ainda em 2019, quando a UECE iniciou cotação para a contratação.