UECE é destaque na Conferência que celebra o Ano Internacional da Astronomia no Brasil

25 de maio de 2009 - 15:26

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) é a única instituição cearense a se beneficiar da extensão do Acordo Internacional de Cooperação Científica, que será assinado na tarde dessa terça-feira, 26, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por ocasião da Conferência do Ano Internacional da Astronomia no Brasil (“The Sun, the Stars, the Universe, and General Relativity”), que se realizará em Fortaleza, até a próxima quinta-feira, 28. No dia 29, o evento prossegue na cidade de Sobral, a 233 km de Fortaleza, onde, em 29 de maio de 1919, ocorreu a observação do eclipse solar, fato que comprovou a Teoria da Relatividade Geral. A Conferência é parte do Acordo Internacional de Cooperação Científica firmado, em 2006, entre o Brasil e a organização e ratificado pelo Congresso Nacional em 2007.

Na solenidade de abertura da conferência será assinado o documento que beneficiará o Ceará, e particularmente a UECE. Para assiná-lo, estarão presentes o diretor do ICRANet, Remo Ruffini, o secretário do ICRANet para a América do Sul, Amaral Vieira, o secretário do ICRANet no Brasil, Mário Novello, o governador do Ceará, Cid Gomes, o secretário de Ciência e Tecnologia do Ceará, René Barreira e o reitor da UECE, Assis Araripe.

O Prof. Hugo R. Christiansen, do grupo de física teórica da Universidade Estadual do Ceará (UECE), será um dos conferencistas da “The Sun, the Stars, the Universe, and General Relativity”. A palestra do Prof. Hugo Christiansen será sobre aspectos da física de raios-gama e neutrinos de altas energias provenientes de jatos astrofísicos relativistas, e acontecerá às 16h do dia 28, quinta-feira. O professor H. R. Christiansen participa ainda do Comitê Local de Organização do evento juntamente com os professores da UECE, Marcony S. Cunha e Makarius O. Tahim, e J. Amaral Vieira, secretário do International Center for Relativistic Astrophysics Network (ICRANet Southamerica).

O ano de 2009 foi declarado pelas Nações Unidas como o ano da Astronomia e a conferência a ser realizada em nosso Estado celebra esse evento. Promovida pelo International Center for Relativistic Astrophysics Network (ICRANET), em parceria com várias instituições do país, a mesma constará de uma série de palestras de alguns grandes nomes da Cosmologia e a Astrofísica do mundo. “The Sun, the Stars, the Universe, and General Relativity” é parte do Acordo Internacional de Cooperação Científica firmado em 2006, entre o Brasil e a ICRANET e ratificado pelo Congresso Nacional em 2007.

A conferência tem o objetivo de celebrar os três maiores eventos que ocorreram no Brasil e que influenciaram definitivamente o conhecimento científico no mundo: a missão de astrônomos britânicos para Sobral-CE a fim de observar o eclipse solar de 29 de maio de 1919, o qual, de acordo com Sir Arthur Eddington, deu-nos a primeira evidência observacional do desvio dos raios luminosos provenientes das estrelas pelo campo gravitacional do sol, como predito por Albert Einstein; a descoberta do meson Pi por Powel, Occhialini e o brasileiro Cesare Lattes, prenúncio de uma nova área na Física, a Física de Partículas; o trabalho sobre o colapso gravitacional e processo Urca, de George Gamow e o brasileiro Mário Schoenberg, concebidos no Rio de Janeiro.

As palestras da noite, serão em português e para o público em geral, alunos de Universidades e de Colégios. Ocorrerão também seminários pela manhã e a tarde, os quais serão em inglês. Os alunos interessados que forem participar dos seminários durante o dia deverão fazer sua inscrição no site: http://www.icranetsouthamerica.org

O ICRANet é uma organização internacional com sede em Pescara, na Itália, que viabiliza projetos de cooperação para a realização de pesquisas científicas na área de astrofísica relativística. Após a aprovação do Acordo, universidades brasileiras e centros de pesquisas poderão associar-se livremente à Rede, o que contribuirá para que o País tenha acesso a um campo científico de estudos mais complexos e aprofundados da astrofísica.

Contato: Prof. Hugo R. Christiansen, telefone 3101-9903