Uece é destaque em jornal espanhol Sermos Galiza

31 de julho de 2019 - 11:05

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) virou destaque no jornal Sermos Galiza, periódico semanal publicado em Santiago de Compostela, na Espanha, em edição impressa e eletrônica, com notícias galegas e internacionais.

Em texto publicado no último dia 23 de julho, o reitor Jackson Sampaio cede entrevista que trata principalmente sobre a entrega da Medalha Alberto Nepomuceno ao poeta galego Cesáreo Sánchez Iglesias e sobre a tradução, feita por Jackson Sampaio, do livro de poesias Caderno do Nilo, de autoria do homenageado.

“Precisei tornar meus os poemas de Cesáreo”. Essa foi a manchete apresentada pelo jornal, baseada nas palavras do professor Jackson Sampaio ao ressaltar a intensa identificação com o Caderno do Nilo. “Mas, decisivo, foi o texto em si, sua fluência rítmica, sua evocação simultaneamente mágica e concreta, o rio Nilo carregando você pelo tempo e pela paisagem atual, pelas mãos de um ilusionista e de um pintor impressionista”, destacou o reitor.

O entrevistado falou também, entre outros assuntos, sobre a parceria entre a Uece e a Universidade de Santiago de Compostela (USC), os eventos galegos já ocorridos na instituição cearense, a relação histórica entre as línguas galega e portuguesa, a presença de oriundos da Galiza no Ceará, desde uma primeira onda migratória, ainda nos séculos XVII e XVIII, até as ondas migratórias contemporâneas. O reitor também se posiciona sobre a situação da Ciência, Tecnologia e Educação Superior no quadro político brasileiro atual.

A entrevista, publicada em versão impressa e eletrônica, pode ser lida na íntegra em https://www.sermosgaliza.gal