UAB/UECE e CVT Beberibe realizam colação de grau para 43 formandos

30 de janeiro de 2015 - 13:51

Um dos grandes sonhos da jovem Camila Gonçalves sempre foi ser professora de Biologia. Morando em Cascavel, sem condições de ir estudar na Capital cearense, ela viu no vestibular do Polo UAB/UECE, no CVT Beberibe, a oportunidade da sua vida. Mas haviam dificuldades. “No início foi difícil, não tínhamos ainda a ajuda da Prefeitura com o transporte, mas depois foi bem melhor, pois a minha turma era muito unida, um apoiava ao outro, e isso tornou tudo mais fácil, produtivo e divertido”, disse ela, com a felicidade de quem finalmente alcançou seu desejo maior.

A noite de 23 de janeiro foi um momento de celebração não só para Camila, mas também para outros 42 graduandos e seus amigos e familiares. Aconteceu neste dia, na Escola Estadual de Ensino Profissional Pedro de Queiroz Lima, a cerimônia de colação de grau dos cursos de licenciatura em ciências biológicas e pedagogia do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Instituto Centec. O polo funciona no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), em Beberibe.

Camila bem saiu dos bancos da faculdade e já trabalha com o que sempre quis. “Agora eu estou sentindo uma felicidade sem descrição. Logo no primeiro semestre eu já consegui um lugar pra ensinar e hoje já dou aulas para alunos de nível médio numa escola particular. Esse curso possibilitou que eu crescesse e alcançasse maturidade pessoal e profissional. Agora é só progredir”, afirmou ela, sorrindo com os olhos.

O reitor da Uece, professor Jackson Sampaio, destacou aos discentes que este ano a UECE comemora o aniversário de 40 anos da instituição. O professor convidou todos a fazer parte da programação especial que acontecerá dia 5 de março com uma sessão solene e para o lançamento de um selo comemorativo em parceria com os Correios, no dia 23 de março.

A UECE oferta, na modalidade de Educação à Distância (EaD), 10 graduações, 13 especializações e 3 mestrados em 20 polos. Segundo o professor Jackson, a demanda por cursos EaD cresce a cada ano. Para ele, “formar professores torna a missão da universidade mais estimulante, pois colabora para a formação de intelectuais que questionam a sua realidade na busca de soluções mais justas”.

O reitor informou que a UECE tem, para 2015, perspectivas de boas mudanças, com a adoção ao SISU/ENEM/Cotas e a vitoriosa negociação com o Governo do Estado para realização de concurso público para preencher 120 vagas para professor efetivo. Com estas conquistas, o professor Jackson afirmou esperar que a universidade contribua cada vez mais com a sua missão de interiorizar e universalizar o acesso ao Ensino Superior no Estado do Ceará. Atualmente, a UECE possui 4.279 alunos fora da Capital.

O pedagogo Carlos da Silva sempre quis ensinar alunos do Ensino Médio e, segundo ele, somente com uma licenciatura EaD poderia realizar o seu sonho. “Aproveitei as vantagens de fazer um curso à distância: sou pai de família e já tinha um trabalho, então eu não tinha tempo pra cursar uma faculdade presencial. A ‘BioEaD’ veio a nos proporcionar esse momento belíssimo nas nossas vidas”, afirmou ele, entusiasmado com o fechamento de mais um ciclo em sua vida.

Sobre o Polo/CVT Beberibe, Carlos acredita que o espaço possui boa estrutura, por haver laboratório para aulas práticas, “cruciais para o aprendizado pleno”, disse. Quem concorda com ele é a professora Germana Costa – discente da UECE já há 15 anos e coordenadora do curso de Biologia – ela informou que o CVT Beberibe é o único polo que ofertou este curso em todos os certames já realizados e com um vestibular muito concorrido.

Segundo ela, o CVT Beberibe é o polo UAB/UECE melhor estruturado em todo o Estado do Ceará. “Eu também trabalho em outros polos e temos um acolhimento muito grande aqui, toda a equipe do CVT é engajada. Eu e a maioria dos meus colegas que trabalham na universidade, consideramos esse o melhor polo de se trabalhar. Eu tenho um carinho especial por este lugar”, defendeu a docente.

Em mensagem aos formandos, a coordenadora disse torcer para que os novos profissionais contribuam para a melhoria do ensino em Beberibe. ”Hoje, a minha sensação é de dever cumprido, por estarem finalizando um ciclo de vida, e de alegria por acompanhar a superação de cada um deles, vendo o tanto que eles caminharam pra chegar ao dia de hoje. Eu tenho certeza que eles já irão se colocar no mercado, serão excelentes profissionais, e daqui a algum tempo, estarão ajudando a melhorar a educação no município”, disse.

Em seu discurso como representante discente, Silonide Gomes, ressaltou que, para a sua turma, o diploma representa muito mais do que a conclusão de um curso superior. “O que este papel não contempla é a riqueza das nossas vivências, pois a cooperação e ajuda mútua sempre foram bem vindas. Acredito que somos vencedores, somos capazes e devemos nos orgulhar da nossa profissão”, declamou ela, emocionada.

Além do reitor da UECE, participaram da mesa de cerimônia o vice-reitor, professor Idelbrando dos Santos Soares; o presidente do Instituto Centec, Francisco Ferrer Bezerra; o coordenador da UAB/UECE, professor Fábio Castelo Branco; a coordenadora do Polo/CVT Beberibe, Maria Virginia Tavares Cruz; a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, professora Germana Costa Paixão; a coordenadora do curso de Pegagogia, professora Maria de Lourdes Carvalho Nunes Fernandes, e o professor do curso de Biologia, Edson Lopes da Ponte.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centec