UECE é contemplada com Bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq

16 de fevereiro de 2009 - 13:15 #

 

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) divulgou os 3.230 aprovados no julgamento das Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ). Com essa aprovação, o CNPq passa a contar com 12.100 bolsistas de Produtividade, representando um crescimento de 18% em relação a 2008. Desde o início de 2003, já foram concedidas 4.300 novas bolsas PQ, significando uma ampliação do número de pesquisadores atendidos nesse programa em 55%.

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) conta com sete renomados professores pesquisadores que foram contemplados com as Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ). Na área de Ciências da Vida: Davide Rondina, Manassés Claudino Fonteles, Noberto Robson Falcão do Nascimento e Thereza Maria Magalhães Moreira. Nas áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Engenharias, Ciências Exatas e da Terra, foram os seguintes: Ana Silvia Rocha Pitanga, Fábio Perdigão Vasconcelos e Vera Lúcia Santiago Araújo.

Com o objetivo de distinguir o pesquisador e valorizar sua produção científica, o CNPq concede as bolsas PQ para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento, mediante critérios de avaliação dos Comitês de Assessoramento, que são divulgados no endereço http://www.cnpq.br/cas/criterios.htm.

Entre os critérios estão à produção científica, participação na formação de recursos humanos e sua contribuição para a área. A análise é comparativa e os bolsistas são distribuídos em cinco níveis: 1 A, 1 B, 1 C, 1 D e 2.
Cada um dos contemplados vai receber uma mensagem eletrônica do CNPq comunicando a aprovação, o nível da bolsa e o endereço para acessar o termo de concessão, que deve ser devolvido eletronicamente com a maior brevidade.
Veja o resultado: http://www.cnpq.br/resultados/2008/pq_2008.htm