Uece e Cineteatro São Luiz promovem noite de literatura e música da Galícia

4 de junho de 2019 - 10:40

Em dois momentos, que encantaram o público presente, com o lançamento do livro de poesias Caderno do Nilo, do poeta galego Cesáreo Sánchez, e a apresentação do concerto que reuniu a cantora galega Uxía e a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (OSUECE), no último 24 de maio, celebraram-se a arte, a cultura, a vida acadêmica e a alegria.

Foi nesse clima que a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e o Cineteatro São Luiz, em parceria com a TE&A – Turismo Educacional & Aprendizagem e Damadriña Producións, realizaram no dia 24 de maio, a partir das 18h, no Cineteatro, o evento que mesclou três formas de arte – poesia, música e solidariedade internacional.

O evento foi iniciado com o lançamento do livro de poesias “Caderno do Nilo”, de autoria do escritor galego Cesáreo Sánchez Iglesias, tradução de José Jackson Coelho Sampaio, revisão técnica e leitura crítica de Verônica Carvalho Barbazan, com apoio de Jakson Renner Rodrigues Soares, e prefácio de Cleudene de Oliveira Aragão.

Editado pela EdUECE, a obra sintetiza, de modo harmônico, lírico e simbólico, três viagens que o autor fez pelo rio Nilo, entre Cairo e Assuã, com as viagens que outros escritores europeus narraram, intertextualizando. O livro consta de um único poema, dividido em 245 segmentos de duas ou três estrofes cada segmento, que constituem um convite irrecusável para uma viagem pelos fluxos do rio Nilo, das nascentes à foz, da época dos faraós à atualidade, belezas e histórias, azuis e sóis cegantes do deserto.

Além de líder cultural, com participação em entidades literárias, atualmente preside a Associação de Escritores e Escritores em Língua Galega, e além da militância social na criação e organização do Sindicato dos Servidores Públicos da Galícia, Cesáreo Sánchez Iglesias é poeta de refinada sensibilidade e vasta produção, destacando-se no cenário galego, espanhol, ibérico e latino. Publicou 19 livros, participou de 29 antologias e recebeu três prêmios culturais. Lançado em 2013, Caderno do Nilo recebeu o prêmio Antón Losada Diéguez, de Criação Literária, em 2014.

No segundo momento, a música tradicional e moderna da Galícia, foi interpretada pela cantora tema do concerto da OSUECE. A apresentação teve como convidada a cantora Uxía, considerada a grande dama da música galega e uma de suas maiores embaixadoras. Arranjos da compositora galega Zeltia Montes e a regência do professor da Uece e maestro Alfredo Barros.

Nos seus mais de 30 anos de carreira artística, a cantora galega renovou a música tradicional da Galícia, conectando-a com as culturas atlânticas, combinando alalás (a forma de música tradicional galega mais antiga e característica) com a morna de Cabo Verde, o fado de Portugal e variada gama de ritmos brasileiros. Alinhado a esta conexão, o concerto sinfônico terá ainda a participação de Sérgio Tannus, músico “brasilego”, como se define o artista brasileiro, fluminense, residente na Galícia. Ele acrescenta à apresentação a sonoridade de instrumentos como violão, cavaquinho, viola caipira e pandeiro.

Este projeto sinfônico faz parte de um disco fundamental de Uxía, “Estou Vivindo no Ceo” (1995), e de temas emblemáticos da sua longa e intensa trajetória, alguns incluídos no seu disco “Meu canto” (2011), gravado nos estúdios da gravadora Biscoito Fino, no Rio de Janeiro, com a produção de Jaime Alem, apresentado em shows no Brasil. O caminho de Santiago está representado pela rica lírica medieval galego-portuguesa, que esteve tão presente nos primeiros anos da trajetória de Uxía, que agora retoma as “cantigas de amigo” com arranjos contemporâneos para reforçar a irmandade linguística entre o galego e o português. No repertório do concerto, composições como “Tua nai é meiga” e “Alalás das mariñas”, entre outras.

Durante sua passagem pelo Ceará, Uxía participou ainda de oficina de canto voltado exclusivamente para alunos do curso de Música da Uece. Enquanto Cesáreo Sánchez participou de debate sobre a nova poesia galega com estudantes do curso de Letras da Uece.

O evento no Cineteatro São Luiz contou com apoio cultural do Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos da Uece (CMPGNT), Instituto Nacional de Gestão, Educação, Tecnologia e Inovação (INGETI), Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Uece (Iepro), Fundação de Cultura e Apoio ao Ensaio, Pesquisa e Extensão (Funcepe), Hotel Praia Centro e Fortaleza Convention & Visitors Bureau.

O autor de “Caderno do Nilo”, estudou Arquitetura, Sociologia e Ciência Política em Madri e foi um dos fundadores da Associação Cultural Relâmpago, que presidiu. Foi cofundador da Associação Cultural Avantar, do Carballiño, e presidente da Associação Cultural Alexandre Bóveda, de A Coruña . Ele também foi fundador e diretor da Editions A Nosa Terra e presidente da revista semanal de mesmo nome. Participou da fundação da União Galega de Funcionários do Serviço Civil. Atualmente é presidente da Associação de Escritores em Língua Galega e trabalha como diretor do Serviço de Patrimônio Cultural da Xunta de Galicia em A Coruña.

A cantora desde a sua estreia com Foliada de Marzo, em 1986, apresenta um ponto de encontro de diferentes culturas. Ela criou o seu repertório por meio de suas contínuas viagens e intercâmbios com músicos do Brasil, Portugal, Cabo Verde e Guiné-Bisáu, como Lenine, Chico César, Ceumar, Vítor Ramil, Socorro Lira, Fred Martins, Dulce Pontes, António Zambujo, Sara Tavares, Rui Veloso e Tito Paris. Lançou 13 discos, tendo recebido importantes reconhecimentos, como o Prêmio da Cultura Galega 2017, o Prêmio da Crítica Galiza 2016 e o Prêmio de Melhor Álbum de música de raiz nos prêmios da música independente de Espanha por Meu Canto, selecionado também como Top of the World pela revista britânica Songlines.

A Orquestra Sinfônica da UECE é formada por cerca de 60 integrantes distribuídos dentre os naipes das madeiras, metais, percussão e cordas. A direção e a regência é do professor Alfredo Barros, maestro e compositor, doutor em Artes Musicais pela Universidade do Texas, Austin, EUA.

O projeto da OSUECE constitui um laboratório com ação tríplice de ensino, pesquisa e extensão, como forte agente aglutinador de músicos de diferentes camadas sociais e alunos matriculados em cursos superiores da UECE. É, sobretudo, uma orquestra jovem que tem um compromisso de inclusão social e acadêmica. Abre perspectivas para a orientação e apoio àqueles estudantes de música que procuram uma oportunidade de ingressar na universidade. A Reitoria e Vice-Reitoria da UECE, as Pró-Reitorias de Assuntos Estudantis–PRAE, de Extensão–PROEX e de Pesquisa e Pós-Graduação–PROPGP têm dado importantíssimo apoio à Orquestra.

Marcaram presença no evento, o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda o presidente da Associação Cearense de Médicos Escritores (ACEMES) José Maria Chaves; da vice-presidente da Academia Cearense de Cultura, Verônica Barbazan; do professor da Universidade Regional do Cariri (Urca) e artista plástico, Pablo Manyé.

Pela Uece estiveram presentes,o vice-reitor, Hidelbrando Soares; o ex-reitor, Assis Araripe; os pró-reitores de Graduação (PROGRAD), Mônica Cavaignac; de Administração (PROAD), Carlos Heitor Sales; de Politícas Estudantis (PRAE), Emerson Mariano da Silva; dos diretores do Centro de Humanidades (CH), Adriana Barros;  Josete Castelo Branco; da diretora do Núcleo de Pesquisa, Célia Sampaio; da coordenadora do Escritório de Colaboração Internacional (ECInt), Sonia de Castro; o presidente da Comissão Executiva do Vestibular (CEV), Fábio Perdigão; da procuradora Jurídica, Roberta Nunes (PROJUR) e seu assessor, Vinicius Madureira;  dos professores, Ernani e Sandra Gadelha; Elba Braga Ramalho; Nelson Arruda; Socorro Osterne; Marcos Vieira; e demais professores, servidores e convidados.