UECE e CIEA realizam evento em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente

5 de junho de 2015 - 16:58

Com o tema “Gestão de Resíduos Sólidos: um compromisso Socioambiental da UECE”, a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA) realizaram na manhã de quarta-feira, 3, no Auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi, mesa-redonda em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta sexta-feira, dia 5 de junho.

O encontro, organizado pelas professoras da UECE e integrantes da CIEA, Nadja Maria Vasconcelos e Patrícia Limaverde, teve como palestrantes os professores da UECE, Roberto Pinto, Laércio Braga, Luciana Girão e a administradora de empresas, formada pela UECE, Ana Valda Pinheiro Lima.

alt

A abertura do evento foi realizada pelo reitor Jackson Sampaio que parabenizou a iniciativa, considerando-a “civilizatória”. O reitor enfatizou que apesar da importância de todos fazerem um pouco pelo meio ambiente, o desafio é “como partir de um indivíduo consciente” para alcançar toda a comunidade, pois “fazer a sua parte é pouco”, completou o reitor.

“Nossas ações individuais são interdependentes, pois uma comunidade não é feita de partes individuais e sim de um todo”, disse Patrícia Limaverde, ao concordar com Jackson Sampaio.

alt

A preocupação com o meio ambiente cresce, inclusive, dentro da Universidade. Roberto Pinto adiantou que está sendo amadurecida uma ideia, em parceria com a mestranda em Administração da UECE, Marcelle Queiroz, para tornar o Campus sustentável com um modelo de gestão que seja capaz de conscientizar a comunidade da UECE para ações que preservem o meio ambiente.

Um dos principais pontos do evento foi o compartilhamento do trabalho de pesquisa desenvolvido por Ana Valda Pinheiro, sob orientação do professor Laércio Braga, que  mapeou a quantidade de resíduos sólidos produzidos no Campus do Itaperi, no primeiro semestre de 2014.

alt

De acordo com a pesquisadora, foram identificados seis grandes pontos de coleta no Campus que, juntos, somaram 29.000 litros de resíduos sólidos. Com 22,42% desse total, o Instituto Superior de Ciências Biomédicas foi o que mais acumulou resíduos no período da pesquisa.

Com o desenvolvimento do trabalho foi possível concluir também que parte desses resíduos é capaz de gerar retorno financeiro e educativo para a Universidade. A administradora de empresas cita como exemplo a reciclagem de material de escritório, cascas de coco, folhas das árvores e esterco dos animais. Enfatiza a importância no cuidado que se deve ter no descarte de resíduos considerados perigosos, observando assim, a necessidade de uma política educativa, dentro e no entorno da UECE.

A palestrante Luciana Girão exibiu o projeto “Formas Criativas de Convivência e Superação do Problema de Resíduos Sólidos: mecanismos de desenvolvimento sustentável no meio acadêmico”. O projeto terá momento de destaque no dia 29 de outubro, com a realização de palestra, minicursos, apresentação de trabalhos acadêmicos sobre a temática e exposição de produtos feitos a partir de materiais recicláveis por membros da Associação de Mulheres Catadoras. Na mesma data será lançado um livro que reunirá a pesquisa de Ana Valda Pinheiro e outros trabalhos elaborados por alunos da UECE sobre o tema.