UECE e CEGÁS discutem o projeto do gasoduto do novo Restaurante Universitário

8 de outubro de 2009 - 15:37 #

Um gasoduto para atender a cozinha do novo Restaurante Universitário (RU) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) será construído pela Companhia de Gás do Estado do Ceará (CEGÁS), no Campus do Itaperi. Para discutir detalhes do projeto e da obra, que deverá ser iniciada nos próximos 60 dias, o Reitor Assis Araripe recebeu, em seu gabinete, o presidente e o diretor Técnico Comercial da CEGÁS, José Rego e Aloísio Arruda, respectivamente. Na ocasião, o presidente da CEGÁS, engenheiro José Rego, mostrou ao Reitor o projeto do gasoduto e as atenções foram para o itinerário das tubulações subterrâneas por onde passará o gás natural. Para a construção do duto a CEGÁS investirá recursos da ordem de R$ 70 mil reais. A UECE ficará responsável pela mão de obra. A data de assinatura do convênio entre UECE e CEGÁS será marcada posteriormente.

O novo restaurante vai atender uma demanda de 2.600 refeições diárias, sendo 1.800 almoços (bandejão), outros 300 almoços (self-service) e mais 500 refeições no turno da noite (jantar), de segunda a sexta-feira. A área total do RU é de 1.738,83 metros quadrados. O novo RU atende ao programa de acessibilidade, conta com cozinha experimental, área de convivência, dois refeitórios iguais, um self-service, espaço para de cocção, cinco baterias de banheiros, parte de lavagens de utensílios, câmaras frigoríficas, despensa diária, despensa mensal, sala de recebimento e pré-seleção de produtos alimentícios, louçaria e escritório. Com a cozinha experimental, a UECE poderá capacitar além de seus alunos, moradores do entorno da Universidade.

Segundo o presidente da CEGÁS, José Rego, a rede de gás natural, que já atende o atual restaurante, terá a sua capacidade acrescida. Sugeriu que a UECE deve aumentar a utilização de gás natural, ou seja, ir além do Restaurante Universitário. Trata-se de uma energia econômica e limpa, podendo ter outras utilidades, reforçou José Rego. Outra sugestão do presidente da CEGÁS é que a Universidade elabore um projeto para criação de cursos de capacitação profissional para alunos que queiram aderir ao uso do gás natural e que passem a utilizar nos diversos segmentos do mercado de alimentos.