UECE e CCZ mobilizarão estudantes em ação contra Aedes aegypti

23 de março de 2016 - 13:12

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Fortaleza, promoverá, nesta segunda-feira, 28 de março, às 15h, no Campus Itaperi, a ação “Saúde, Educação e Cuidado: todos contra o mosquito”, com concentração no Espaço Cultural Patativa do Assaré.

A iniciativa consistirá na realização de seis diferentes trilhas feitas por alunos da Uece acompanhados por professores e agentes de saúde. Os estudantes visitarão os departamentos da instituição com a missão de orientar a comunidade quanto aos cuidados necessários para evitar a proliferação do Aedes aegypti, além de distribuir panfletos educativos. Os “trilheiros” levarão também sacos plásticos para coleta de possíveis criadouros de larvas do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica, como copos descartáveis e tampinhas de garrafa.

De acordo com a coordenadora do Pró-Saúde da Uece, professora Glaucia Posso Lima, o evento reunirá, aproximadamente, 200 estudantes, entre veteranos e calouros, dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Ciências Biológicas, Educação Física e Medicina, do Centro de Ciências da Saúde (CCS); Medicina Veterinária, da Faculdade de Veterinária (FAVET); Psicologia, do Centro de Humanidades (CH); e Serviço Social, do Centro de Estudos Sociais Aplicadas (CESA). O convite é extensivo a alunos de todos os cursos da Uece que queiram participar desta iniciativa.

A ação atende ao Decreto Estadual nº 31.866, de 29 de dezembro de 2015, que convoca todas as Unidades Estaduais de Saúde de Fortaleza e interior do Estado a instituírem Brigadas Estaduais de Combate ao Aedes aegypti, com o objetivo de combater os focos do mosquito em todos os prédios públicos.

O combate mobilizará também outras instituições públicas sediadas em terreno do Campus, como o Posto de Saúde Dom Aloísio Lorscheider, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Cmes Projeto Nascente e Escola Estadual de Educação Profissional Leonel de Moura Brizola.