UECE é agraciada com Medalha Canindé

30 de julho de 2021 - 13:51 # # #

A Universidade Estadual do Ceará foi homenageada, na noite de ontem (29), pela Prefeitura Municipal de Canindé. Na ocasião o reitor, professor Hidelbrando Soares, recebeu das mãos da prefeita do município, Rozário Ximenes, a Medalha Canindé, honraria concedida pela prefeitura a pessoas e a instituições que contribuem com o desenvolvimento do município. Também estavam presentes na solenidade o Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda; a Pró-Reitora de Pós-graduação e Pesquisa, professora Lucia Duarte; a Pró-reitora de Extensão, professora Anezilany Nascimento; a Pró-reitora de Políticas Estudantis, professora Monica Cavaignac e o Chefe de Gabinete da Reitoria, professor Altemar Muniz.

A entrega da comenda foi precedida de missa em ação de graças realizada na Basílica de São Francisco e faz parte das comemorações dos 175 anos de emancipação política do município.

Para o reitor, professor Hidelbrando Soares, o reconhecimento da UECE pelo município demonstra “o respeito da comunidade canindeense à educação superior pública, à ciência e à tecnologia, como meios de promoção do desenvolvimento econômico e social sustentável, que fazem parte da missão da Universidade como patrimônio do povo cearense. Nessa honraria está a compreensão da importância da UECE no desenvolvimento da região de Canindé e dos demais municípios do interior do Estado do Ceará, o que demonstra o quanto essas ações impactam a sociedade por meio da produção qualificada de conhecimento científico, tecnológico e de inovação”, pontua.

O secretário Inácio Arruda agradeceu a homenagem em nome do governador Camilo Santana e destacou a importância dos romeiros que todos os anos visitam a cidade, lembrando a origem de sua família: seu avô, João Arruda Sobrinho, nasceu em Canindé.

Além da Universidade, foram agraciados o grupo parafolclórico Xique-xique, na categoria cultura; o Museu Regional São Francisco, na categoria Turismo; Arleise Rodrigues de Matos Martins, na categoria Educação, e Antônio Wellington Morais, na categoria Saúde.

Fotos: Chico Gomes