UECE é a segunda instituição com mais bolsistas no Ciência Sem Fronteiras

18 de setembro de 2013 - 13:10

alt

O Programa Ciência sem Fronteiras já implementou, até o mês de agosto, 37.786 bolsas de estudos no exterior. Ceará é o 9º estado em quantidade de bolsas e a Universidade Estadual do Ceará (UECE) é a segunda instituição com o maior número de bolsistas.

De acordo com os números disponibilizados pelo Painel de Controle do Programa, o Ceará é também o segundo estado do Nordeste em quantidade de bolsas: 1.363. Os oito primeiros colocados são São Paulo (8.358), Minas Gerais (6.656) Rio de Janeiro (3.402), Rio Grande do Sul (3.402), Paraná (2.472), Pernambuco (1.648), Santa Catarina (1.612), Distrito Federal (1.416) e a Bahia em décimo (1.271).

As instituições cearenses com mais bolsistas no programa são: Universidade Federal do Ceará (987), Universidade Estadual do Ceará (104), Universidade de Fortaleza (102) e Instituto Federal do Ceará – Reitoria (95).

Os bolsistas das universidades e faculdades cearenses estão distribuídos, em sua maioria, nas áreas prioritárias de Engenharias e demais áreas tecnológicas (413), Indústria Criativa (133), Biologia, Ciência Biomédicas e da Saúde (92), Ciências Exatas e da Terra (63) e Computação e Tecnologias da Informação (62). Os principais destinos são Estados Unidos (197), França (189), Espanha (116), Canadá (92) e Reino Unido (78).

A maioria das bolsas foi concedida para Graduação Sanduíche com 30.690 bolsas implementadas. Em segundo lugar, está a modalidade Doutorado Sanduíche (4071), seguido de Pós-doutorado no Exterior (2160) e Doutorado (859).

Entre os países que mais receberam bolsistas para estudar no exterior, estão os Estados Unidos, França, Canadá, Reino Unido e Austrália, que passou a Alemanha pela primeira vez. Já em relação às áreas prioritárias, Engenharias; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde e Ciências Exatas e da Terra continuam entre as de maior destaque dentro do Programa.

Para acessar na íntegra os números atualizados, acesse o Painel de Controle do Programa, que apresenta as bolsas concedidas por CNPq e Capes.

Este número de 37.786 equivale a bolsas que já tiveram pelo menos um pagamento feito e corresponde ao número de bolsistas que já voltaram ou estão no exterior. “As bolsas implementadas” são aquelas nas quais já foi realizado pelo menos um pagamento para o bolsista, mesmo não iniciado o período de sua vigência. Ou seja, parte dos recursos são pagos antes da ida do bolsista ao exterior para permitir a compra das passagens, pagamento do seguro saúde, quando for o caso e outras despesas necessárias à viagem.

Fonte: Funcap, com informações da Coordenação de Comunicação Social do CNPq.