Uece e a pesquisa sobre violência

5 de agosto de 2016 - 18:45 #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) vem desenvolvendo diversas experiências e pesquisas sobre o tema da violência, contextualizando-a na conflitualidade urbana contemporânea. Como destaca o reitor, professor Jackson, orientador de dissertações de mestrado e teses de doutorado que focam a questão pelo prisma da Epidemiologia Crítica, “O desafio é potencializar e articular as ações da Universidade, tendo como objetivos compreender o fenômeno e apoiar a sociedade cearense a reduzir os índices de criminalidade de violência no Ceará, a superação da taxa de vitimização juvenil e o aumento da segurança e da sensação de segurança das pessoas, por meio do envolvimento coletivo”.

Os professores Geovani Jacó de Freitas, Claudiana Alencar e Glaucíria Mota Brasil, pesquisadores da Uece, representam a instituição no Programa Ceará Pacífico, coordenado pela Vice-Governadora do Estado do Ceará, professora Izolda Cela. Foi dos pesquisadores da Uece, a proposta metodológica de trabalho de intervenção desenvolvida como experiência para o plano piloto do projeto Ceará Pacífico, no bairro Vicente Pizon, em parceria com grande empresa na área de Informática.

Laboratório de Estudos da Conflitualidade e da Violência (COVIO).

De acordo com o professor Geovani (Gil) Jacó de Freitas, coordenador do COVIO, a Uece fundamenta os princípios da participação, da cooperação e da articulação dos vários conhecimentos e saberes como móvel de ações coletivas “da” e “na” comunidade.

“O foco principal deste modelo de ação são os jovens de bairros. O objetivo é envolver as juventudes locais, professores e estudantes universitários, educadores e agentes públicos atuantes no território, em processo continuado de formação-ação, tanto para a compreensão da realidade do bairro, como para fortalecer as potencialidades coletivas e a construção de ações de superação dos problemas que afetam o cotidiano ordinário do território”, explica o professor Gil.

Laboratório da Violência contra a Mulher (OBSERVEM)

Para a professora Socorro Osterne, a Uece, através das ações de seus Núcleos de Pesquisa, dos seus Programas de Pós-Graduação e de suas atividades de Extensão Universitária, vem possibilitando importantes contribuições para o desvendamento de questões relacionadas ao fenômeno da violência em seu sentido mais amplo.

No tocante à Violência contra a Mulher destam-se as ações do Observatório da Violência contra a Mulher-OBSERVEM, liderado pela professora Dra. Helena Frota. Este observatório tem conseguido consolidar um banco de dados devidamente atualizado sobre as ocorrências no nosso Estado e no País, disponível para o assessoramento de Políticas Públicas na área de gênero. Na Uece, no que diz respeito à violência de gênero, também é significativo o acervo de monografias, dissertações, teses e pesquisas produzidos nos últimos tempos. Tem, portanto, cumprido sua missão acadêmica de produzir conhecimentos e informações fundamentais  à consolidação da cidadania feminina.