UECE divulga vacina cearense no programa Univerciência

27 de setembro de 2021 - 08:52 # # # #

O Univerciência desta semana apresenta o desenvolvimento e produção de uma vacina cearense contra o coronavírus e o trabalho de um grupo de pesquisadores que estudam as consequências do derramamento de óleo que atingiu o litoral do Nordeste e do Sudeste. O programa vai falar também sobre o impacto na produção científica causado pela pandemia da covid-19 e as características de construções antigas que são verdadeiros patrimônios históricos.

Batizada de 2H120 Defense, a vacina contra a Covid-19, produzida através da parceria entre a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), está em processo para aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar testes com humanos. Os pesquisadores explicam que a vacina propõe uma nova forma de uso de um coronavírus aviário atenuado, que está no mercado há décadas e que não causa infecção em seres humanos. A vacina é constituída por uma cepa de coronavírus muito parecida com o SARS- CoV-2, capaz de induzir uma resposta imunológica protetora contra o novo coronavírus. A matéria foi produzida pela Assessoria de Comunicação da UECE com apoio da equipe de comunicação da Casa Civil.

Um estudo do Comitê UFPE SOS Mar, que promove e estabelece estratégias voltadas à proteção, prevenção e precaução aos eventos e impactos causados pela contaminação por petróleo no litoral do Nordeste, apontou que o desastre ambiental afetou a vida de pelo menos 350 mil pescadores nordestinos. O programa vai mostrar o trabalho do grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que desenvolveram o SOS Mar, para levantar as consequências do acidente ecológico. O grupo acompanhou a vida das comunidades pesqueiras nos meses seguintes ao derramamento de óleo que atingiu o litoral de nove estados do Nordeste e dois do Sudeste, totalizando 130 municípios. O monitoramento é necessário para estabelecer as metas de recuperação dos ecossistemas atingidos.

A pandemia  da  Covid-19  tem  afetado  todos  os  setores  da  sociedade. O Univerciência traz o impacto desse cenário na produção científica e como ficaram os pesquisadores em meio ao caos instalado no mundo. Na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) muitos projetos precisaram ser suspensos e os cientistas têm se esforçado para levar adiante importantes estudos. O programa mostra as adaptações necessárias para o trabalho continuar em diversas instituições públicas no ensino superior e como professores e alunos precisaram se reinventar para que as pesquisas pudessem continuar.

Muitos são os motivos para se desejar a preservação de nosso patrimônio histórico, mas, o principal deles, é a qualidade de vida. Isso quando se fala de bens intimamente relacionados com a identidade do local e que, por isso, ajudam a construir nas pessoas uma sensação de pertencimento, muito importante em um mundo cada vez mais homogêneo. O programa vai mostrar o trabalho de um laboratório da Universidade Federal do Ceará (UFC), que pesquisa as características de construções antigas do ponto de vista da engenharia. Uma ajuda importante na preservação de patrimônios históricos.

O programa Univerciência tem a participação de instituições de todos os estados nordestinos a partir da parceria entre as universidades e televisões públicas da região. A produção do conteúdo é colaborativa e a veiculação acontece em TV’s públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.

Clique aqui para assistir ao programa completo.