UECE divulga terceiro programa do Univerciência

2 de julho de 2021 - 14:19 # #

O terceiro programa Univerciência apresenta iniciativas que contribuem para a preservação do meio ambiente, desenvolvidas pelas Universidades Federais da Paraíba e do Rio Grande do Norte, de sustentabilidade, cultura e habitação em um projeto de pesquisa sobre arquitetura vernacular da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Um dispositivo criado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) dispensa o uso de painéis fotovoltaicos, placas utilizadas para capturar o calor do sol e converter em energia elétrica. O programa mostra a ideia conduzida pela universidade, que surgiu da necessidade da geração de energia em ambiente rural, evitando o uso de baterias químicas, fonte de energia esgotável e prejudicial ao meio ambiente.

Já ouviu falar em arquitetura vernacular? É uma forma de usar a tipologia arquitetônica de caráter local ou regional, na qual são empregados materiais e recursos do próprio ambiente onde a edificação está inserida. Na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), o projeto de pesquisa “Arquitetura vernacular de edificações habitacionais como expressão ambiental e cultural no Litoral Sul do Estado da Bahia” trabalha a sustentabilidade, a cultura e a habitação. Os processos e os materiais usados pela população de comunidades tradicionais para construir vernaculamente suas casas é extremamente importante para a manutenção cultural da comunidade e envolve, inclusive, rituais de celebração.

O programa Univerciência tem a participação de instituições de todos os estados nordestinos a partir da parceria entre as universidades e televisões públicas da região. A produção do conteúdo é colaborativa e a veiculação acontece em TV’s públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.

Acesse nosso canal no youtube @UeceOficial e assista ao programa 3.

Saiba Mais

O programa será transmitido no canal UeceOficial quinzenalmente, sempre às sextas-feiras. Na primeira temporada serão exibidos 15 programas de 26 minutos, que trazem resultados do conhecimento e saberes das universidades na relação com o cotidiano da população nordestina.

A produção, a articulação, a exibição e a distribuição do Univerciência serão feitas pela TVE Bahia, e os conteúdos, produzidos pelas próprias universidades nordestinas, terão apresentação, produção e edição final da TV Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), podem ser assistido em diferentes dias e horários nas diversas emissoras, que juntas alcançam cerca de 40 milhões de pessoas, e será disponibilizado semanalmente nos canais na Internet por cada emissora de TV e universidade participante.