UECE discute com gestores realizações e propostas

12 de janeiro de 2011 - 19:55 #

As realizações acadêmicas da Universidade Estadual do Ceará – UECE – de 2010, as dificuldades enfrentadas para colocá-las em prática e as proposições para 2011 começam a ser discutidas. A primeira etapa dos trabalhos aconteceu durante toda a manhã da última segunda-feira (10/01), no auditório do Centro de Estudos Sociais Aplicados – CESA. O grupo integrado pelos Centros, Faculdades, Instituto, Comissão Própria de Avaliação-CPA/Pesquisadora Institucional e Ouvidoria da UECE foi o primeiro a apresentar seus relatórios. Na segunda reunião, agendada para a próxima segunda-feira (17/01), começando às 8h30, no mesmo local, será a vez das seis Pró-Reitorias e unidades da Administração Superior, como Gabinete e Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Ceará (Redenit-CE) fazerem as suas exposições e balanço de indicadores e atividades.

A partir dessa base de dados, criam-se condições para compartilhar com o universo da Instituição tais realizações. Os projetos mostrados em quantidade e qualidade podem sinalizar para um patamar real de crescimento da Universidade. Todos os setores merecem destaque, pois atingiram quase que o total de suas metas e mostraram os planos para 2011. A Faculdade de Veterinária (FAVET), com investimentos em melhorias, ressalte-se o que foi feito na Fazenda Guaiuba, com significativo impacto na qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, mostrou que o resultado vem em forma de reconhecimento. Um dos exemplos foi a avaliação do seu Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (mestrado e doutorado), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que lhe valeu nota seis (6).

A apresentação de todos os participantes, envolvendo interior do estado e capital, foi bastante valiosa. Deu para sentir como o trabalho voltado para o ensino superior vem sendo levado a sério. As dificuldades existem, mas a garra de seus gestores vai muito mais além. De acordo com as metas traçadas pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS), várias merecem destaque, como o início das obras do Ginásio Poliesportivo, no dia 20 de novembro de 2010, o Centro de Referência de Formação Permanente no Enfrentamento ao Crack e outras drogas, a construção no Campus do Itaperi de um Hospital que será da rede SESA – Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, e a partir de 2011, o CCS estará certificando a residência médica.

As ações da Pesquisadora Institucional (PI) da UECE também foram mostradas, atendendo, sobretudo, as necessidades do Ministério da Educação, que tem na figura do PI um interlocutor entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e o MEC. Entre os projetos realizados estão a Coordenação do Comitê responsável pelo levantamento das informações para o Censo Nacional da Educação Superior 2010; o envio, com sucesso, do Censo 2010 da Educação Superior da UECE. Estão em andamento os seguintes projetos: Articulação de ações para o recredenciamento dos cursos de graduação da UECE (articulação com a PROGRAD); Readequação de dados e informações da UECE para o cadastro e-MEC, novo sistema/única base de dados do MEC para a Educação Superior (em articulação com a PROGRAD/DI; e o Planejamento de atividades para o Censo 2011.

Coube ao Reitor da UECE, Assis Araripe, as considerações finais dessa reunião de trabalho. Na ocasião, convidou a todos a se fazerem presentes, à solenidade de entrega do título de “Professor Emérito” ao professor Viliberto Porto, uma das maiores autoridades em Legislação Universitária. A solenidade está agendada para as 16h do próximo dia 21, no Auditório Paulo Petrola, localizado no prédio da Reitoria da UECE, no Campus do Itaperi.

Participaram do primeiro grupo, cuja apresentação foi na última segunda-feira, os dirigentes do Centro de Educação Ciência e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC), da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC), da Faculdade de Filosofia do Aureliano Matos (FAFIDAM), da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), do Centro de Ciências da Saúde (CCS), do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), do Centro de Educação (CED) do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), da Faculdade de Veterinária (FAVET), do Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB), da Ouvidoria da UECE e a apresentação da Pesquisadora Institucional. Na próxima segunda-feira, será a vez das seis Pró-Reitorias, Gabinete da Reitoria da UECE e REDENIT.

Cada um dos participantes contou com um tempo de 10 minutos para as apresentações. Assim, todos puderam falar do que foi executado no ano passado, das propostas para 2011 e pequenas considerações do que foi realizado e o que deixou de ser. A maioria dos setores cumpriu o que foi projetado para 2010. Os projetos executados  superaram os que não foram efetivados.