Uece discute ampliação de parceria com Prefeitura de Fortaleza

11 de novembro de 2021 - 09:00 # # #

O reitor da Universidade Estadual do Ceará, professor Hidelbrando Soares, reuniu-se com o prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira, a fim de estreitar parcerias e discutir projetos futuros e em andamento.

Um dos projetos discutidos foi a participação da Universidade no Observatório da Educação. O Observatório visa desenvolver pesquisas educacionais junto à Rede Municipal de Ensino, procurando investigar como políticas, programas e projetos são implementados e de que forma eles repercutem no sistema educacional e no desempenho escolar dos alunos, contribuindo para a qualificação dos profissionais e, consequentemente, para o desenvolvimento de políticas educacionais mais próximas à realidade escolar e socioeconômica da população fortalezense.

Outro projeto, já em andamento, discutido pelos gestores foi o Escola Areninha. A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), desenvolve, desde 2014, um grande projeto de inclusão social e de construção da cidadania chamado Areninha, que consiste na disponibilização de campos de futebol urbanizados e requalificados em bairros com alto índice de vulnerabilidade social e baixo índice de desenvolvimento humano (IDH). O projeto tem como objetivo oferecer equipamentos esportivos de qualidade, em que a comunidade possa praticar atividade física e ter um espaço seguro de convivência, lazer e formação cidadã.

A Uece uniu forças com a Prefeitura de Fortaleza fortalecendo esse projeto, que conjuga e integra iniciativas na área de política educacional com política de esporte, no intuito de oferecer uma ampliação da jornada escolar para alunos de escolas municipais de Fortaleza, do 6º ao 9º ano. Atualmente, são atendidos 1.600 estudantes em cinco Escolas Areninhas. Coordenado pelo professor da Uece Oscar Costa Filho, o projeto é desenvolvido desde outubro de 2020, proporcionando, aos jovens estudantes do Ensino Fundamental, atividades pedagógicas nas áreas de Esporte, Matemática, Língua Portuguesa e Educação para a Cidadania.

Outro projeto que tem rendido bons frutos é o Ambiente de Empreendedorismo e Inovação, desenvolvido pela Incubadora de Empresas e Centro de Desenvolvimento e Inovação da Universidade Estadual do Ceará (IncubaUece) e a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE). O projeto oferece às equipes selecionadas capacitações, consultorias, mentorias e suporte necessário à constituição de startups. No ano de 2020, foram 12 equipes selecionadas e, em 2021, 23 equipes.

Um projeto futuro que está em discussão e se apresenta como bastante promissor é o Protagonismo Juvenil, que tem por objetivo fortalecer a relação universidade – comunidade –  escolas – centros urbanos de cultura, arte, ciência e esporte, orientando-se para o desenvolvimento integral dos(as) jovens, nas suas dimensões intelectual, física, social, emocional e cultural, considerando as demandas complexas do cotidiano e do mundo do trabalho. O Programa, segundo a pró-reitora de extensão, professora Lana Nascimento, visa apoiar a profissionalização e a formação inicial, fundamentada na ação dialógica com a escola e a comunidade e nos princípios da sustentabilidade. “Visa ainda, por meio da extensão universitária, alicerçar a interação e troca de saberes acadêmicos, escolares e populares, bem como a participação coletiva para ações transformadoras visando à justiça social e à igualdade de direitos”, finaliza.

Por fim, mais uma cooperação futura é vislumbrada com a parceria entre Uece e Prefeitura de Fortaleza visando à elaboração do Planejamento Estratégico da Secretaria de Planejamento, Gestão e Orçamento. De acordo com o professor Paulo César Batista, “o planejamento estratégico se refere a um processo sistêmico que permite definir o melhor caminho a ser seguido por uma organização para atingir um ou mais objetivos, dentro de um contexto previamente analisado. Isso se faz analisando cenários, definindo metas e ações que permitirão chegar aonde se deseja”.

Para o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, “a ampliação das ações de cooperação técnico-científica com a Prefeitura de Fortaleza demonstra o forte compromisso da nossa instituição com projetos e com programas públicos de grande impacto social. É por meio dessas ações, além daquelas relacionadas ao ensino e à pesquisa, que a Universidade pode cumprir sua maior missão: atender ao povo cearense como instituição pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada.”.