Uece discute ampliação da atuação de seu Hospital Veterinário

13 de novembro de 2021 - 17:10

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Hidelbrando Soares, e o vice-reitor Dárcio Ítalo Teixeira, receberam nessa sexta-feira (12), no Gabinete da Reitoria, o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda; o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno; o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secitece, Carlos Décimo; o secretário executivo de Acompanhamento de Projetos Especiais, Flávio Jucá, da Casa Civil; assessores dos deputados Acrísio Sena e Célio Studart; e o coordenador da Coordenadoria de Proteção e Defesa Animal (Coani), da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Jeová Costa.

O objetivo do encontro foi a discussão sobre o interesse da Uece em oferecer maior atuação de seu Hospital Veterinário Dr. Sylvio Barbosa Cardoso (HVSBC). “É uma honra receber aqui quatro secretários de Estado. A motivação para esse momento é apresentar o nosso Hospital Veterinário, sua dimensão e seu importante papel para o Ceará”, destacou o reitor Hidelbrando Soares, que ressaltou, ainda, a negociação em curso com o Governo do Estado do Ceará para implantação plena da Clínica de Grandes Animais a partir de ajuste dos recursos de custeio para o ano de 2022.

De acordo com o vice-reitor e ex-diretor do Hospital Veterinário, professor Dárcio Italo, trata-se de “um importante equipamento de pesquisa, ensino e extensão. É um hospital-escola”, afirmou ao pontuar uma série de atividades que são executadas no hospital.

Uma apresentação foi realizada pelo atual diretor do Hospital Veterinário, professor Isaac Neto, que entre outras informações, destacou o atendimento diário de, aproximadamente, 60 pacientes no equipamento, onde já foram feitos, ao todo, 79 mil atendimentos, 12 mil cirurgias e 142 mil exames laboratoriais.

Para que o hospital possa ampliar sua atuação, contribuindo ainda mais com a Saúde Pública do Estado, com a preparação de estudantes e a com realização de pesquisas, é necessário investir em novas aquisições de equipamentos e insumos.

Nesse intuito, foi definido pelos gestores e assessores que será feita uma proposta de emenda parlamentar ao Orçamento da União, pelo deputado federal Célio Studart e pelo deputado estadual Acrísio Sena, com vistas a complementar emergencialmente os recursos do hospital.

Foi discutido, ainda, para o médio e longo prazo, a possibilidade da criação de um sistema, nos moldes de uma rede pública de atendimento, em que o Hospital Veterinário da Uece cumprirá importante papel, tornando-se referência estadual, envolvendo Governo do Ceará e Prefeituras.

Após a reunião, a comitiva seguiu para conhecer o hospital, equipamento de 5.432m² de área coberta, onde são realizados atendimentos clínicos, aplicação de vacinas, exames, internações, cirurgias, unidade de tratamento intensivo (UTI), orientação técnica, identificação e controle de natalidade de animais abandonados, entre outros serviços, pelos quais são cobrados valores populares.

Estiveram também presentes no encontro o pró-reitor de Planejamento da Uece, professor Paolo Giuseppe Lima de Araújo, e o diretor da Faculdade de Veterinária da Uece, professor Nailton Evangelista.

Imagens: Chico Gomes/Secitece