Uece diplomou 103 alunos da área de Ciências Humanas

16 de janeiro de 2019 - 15:46

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou no último dia 11 de janeiro duas solenidades de Colação de Grau para 103 concludentes dos cursos de Filosofia, História, Psicologia, Letras, Música e Ciências Sociais, pertencentes ao Centro de Humanidades (CH). As cerimônias aconteceram no Auditório Central, no Campus Itaperi, às 15h e às 17h.

“O grande dia chegou! Iremos todos passar de graduandos para graduados, agora não seremos mais estudantes, seremos profissionais formados pela melhor estadual do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que nos acolheu, que nos cuidou, a Universidade Estadual do Ceará”, discursou o representante discente, concludente do curso de Letras, Isrhael Mendes da Fonseca.

“Agora é olhar para frente, planejar o futuro”, chamou atenção o orador docente, vinculado ao curso de História, Francisco Artur Pinheiro Alves. “Novos projetos devem ser acionados, concursos, empregos e a formação continuada em cursos de pós-graduação, Lato e Stricto Senso”. E concluiu: “É um grande desafio ser professor hoje, notadamente na Educação Básica, com poucos recursos disponíveis e muitas adversidades. O que vai fazer a diferença? É a sua visão de educador…”.

Chegado o momento mais importante das cerimônias, os concludentes juraram: “Prometo, sob juramento, exercer com honestidade os direitos inerentes ao grau que me é conferido, visando ao desenvolvimento do Brasil e a maior compreensão entre os seres humanos”.

O presidente da cerimônia, vice-reitor, em exercício da Reitoria da Uece, professor Hidelbrando Soares, após a outorga de grau, propôs aos recém-graduados uma reflexão sobre as frases que compõem o juramento por eles realizado. “Quando falamos que o nosso compromisso é também hoje contribuir com o desenvolvimento do Brasil, do nosso Estado, da nossa comunidade, precisamos realmente refletir um pouco sobre o que isso significa”, destacou.

Entre outros pontos do juramento, o vice-reitor ressaltou o “desenvolvimento”. “Precisamos sim nos comprometer com esse desenvolvimento, mas com um desenvolvimento que, efetivamente, produza cidadania, que verdadeiramente produza inclusão social, produza respeito àqueles que ainda estão à margem dos benefícios do processo de desenvolvimento”.

Os eventos foram ainda abrilhantados pelas apresentações do Coral Vozes da Uece e do pianista Fábio Neves.