UECE Diploma Mestres e Outorga Títulos de Doutores

12 de maio de 2010 - 14:18 #

O Cine São Luiz foi cenário para a Diplomação de Mestres, Outorga de Títulos de Doutores e concede o primeiro título de Professor Emérito da Universidade Estadual do Ceará (UECE), ocorrido na primeira semana de maio. Foram diplomados 219 mestres e outorgados nove títulos de doutores. O ponto alto da cerimônia foi a entrega do primeiro título de Professor Emérito da UECE, aos pesquisadores, Luis Cruz Lima, Helena Alves de Carvalho Sampaio, Jan Gerard Joseph Ter Reegen e Lucili Grangeiro Cortez. O Filósofo Jan Ter Reegen falou em nome dos homenageados, que receberam o título de Professor Emérito.

O título de Professor Emérito é reservado aos professores aposentados da UECE que hajam se distinguido por sua atuação no Magistério Superior da Universidade, que rende justiça ao desempenho acadêmico na Instituição, especialmente na pós-graduação e na pesquisa. O Título de Professor Emérito pode ser proposto, pelo Conselho do Centro, da Faculdade ou do Instituto, aprovado à vista de exposição fundamentada, deve ser homologado por 2/3 (dois terços) do Conselho Universitário.

A solenidade foi presidida pelo Reitor Professor Assis Araripe. Em seu discurso, destacou que “Ser Mestre e ser Doutor são conquistas sobre dificuldades de natureza variada, ao tempo em que acrescentam ao cabedal intelectual de cada concludente um “up grade”, isto é, um manancial supletivo de conhecimentos teóricos e práticos, que os habilita ao exercício profissional com mais proficiência e maior capacidade de agir sobre as realidades concretas do nosso meio e do nosso espaço”. Destacou ainda, que “a UECE se insere dentro da configuração de uma Universidade do semi-árido, nordestina e a serviço daquilo que é nosso patrimônio mais valioso: nossa gente”. O Reitor enfatizou que para perseguir esse destino, a UECE adotou metas de criação e otimização de cursos de pós-graduação, aperfeiçoando-se às recomendações e exigências do MEC e das agências federais de fomento à qualificação docente.

O oraddor docente, professor Altemar da Costa Muniz, do Mestrado Acadêrmico em História e Cultura (MAHIS) da UECE, em seu discurso disse o seguinte: “Vocês estão pós-graduando-se numa Universidade que apesar de muitas deficiências, tem cada vez mais crescido no conceito do sistema de pós-graduação desse país. O que foi conquistado, até agora, devemos a ação pioneira  de visionários, inicialmente chamados de loucos, e que resolveram agir, ao invés de apenas criticar. Resolveram acender uma vela, ao invés de amaldiçoar a escuridão da falta de recursos e dos descasos governamentais. Alguns deses estão sendo homenageados hoje, na condição de professores eméritos, e a quem eu gostaria de expressar os meus sentimenmtos de admiração e de gratidão, pelo que fizeram por nossa UECE, nesses 35 anos de existência. Foi devido a ação deles, que essa Universidade manteve-se funcionando e ao mesmo tempo aspirando e batalhando por futuros mais promissores, apesar da realidade muito mais adversa que a nossa. Eu garanto que para eles, hoje, nós vivemos num paraíso, frente ao que eles encontraram”.

O orador discente, o mestrando Randolph Frederich Rodrigues Alves, do Mestrado Profissional em Planejamento de Políticas Públicas (CMPPPP), do Amapá, ao discursar citou vários autores, entre os quais Edgar Morin, que “nos adverte  sobre o grande risco que tem o conhecimento neste mundo atual: o risco do conhecimento se perder na informação. O conhecimento só é conhecimento enquanto organização, relacionada com as informações e inserido no contexto destas”. Foi enfático em afirmar: “A nossa geração e as que virão não terão mais o desafio de conquistar e descobrir o mundo, como assim acreditavam os pensadores dos séculos XVII, XVIII, XIX, Maquiavel, Descartes, Newton, Bacon e Marx. O desafio atual é refundar o nosso pacto civilizatório enquanto humanidade”. Finalmente, fez a seguinte revelação: “nós somos os primeiros Mestres do nosso Estado”.

O Filósofo Jan Ter Reegen falou em nome dos homenageados, que receberam o título de Professor Emérito. Em seu discurso disse que para ele e seus companheiros é uma honra “de termos contribuído, nos nossos Centros e Cursos quase todos estes 35 anos com o processo de implantação e crescimento da nossa UECE”. Finalizando, lembrou que “o sonho de uma Universidade forte, reconhecida e atuante na sociedade seja reforçado em nós. Prometo em meu nome e dos outros que continuaremos tentando ser portadores da Luz, fiéis ao lema da UECE: Lúmen ad Viam”. A cerimônia de Diplomação teve ainda como orador docente, o professor Altemar da Costa Muniz, do Mestrado Acadêmico em História e Cultura (MAHIS) da UECE. Ao falar

Os 228 concludentes são dos cursos que pertencem aos Centros de Ciências da Saúde (CCS); de Humanidades (CH); de Ciências e Tecnologia (CCT); de Estudos Sociais Aplicados (CESA); de Educação (CED) e da Faculdade de Veterinária (FAVET) da UECE, e 21 deles são gestores do Governo do Amapá, que concluíram o curso de Mestrado Profissional em Planejamento de Políticas Públicas.

A cerimônia contou com as presenças do Vice-reitor, Antonio de Oliveira Gomes Neto, dos Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa, Jackson Sampaio, de Planejamento, Vladimir Spinelli, de Extensão, Celina Ellery, de Políticas Estudantís, João Carlos Cardoso, de Graduação, Lineuda Murta, dos Diretores de Centros, de Faculdades, do Diretor do Instituto Superior de Ciências Biomédicas,  Professores, Servidores e demais autoridades.