Uece diploma 115 concludentes do Programa Universidade Aberta do Brasil

7 de abril de 2022 - 17:26

Quando a Universidade Estadual do Ceará (Uece) aderiu ao Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), por volta de 2006, a hoje historiadora Luiza Helena Amorim Coelho Cavalcante não poderia imaginar o quanto essa decisão afetaria a sua vida mais de 15 anos depois e a colocaria na posição de representante dos discentes na solenidade de formatura realizada na última terça-feira (5). Ela é uma dos 115 concludentes do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Uece, modalidade a distância, e recebeu a missão de resumir em palavras a importância da conquista alcançada por todos.

“A UAB, em parceria com a Uece, trouxe esperança e mudou a vida de muitas pessoas por meio da criação de oportunidades. A interiorização e a modalidade a distância favoreceram muitos alunos. Permitiu que muitos realizassem o sonho de conquistar o diploma. Hoje, nosso coração está em festa. Enfrentamos uma longa caminhada cheia de desafios, incluindo a busca pelo equilíbrio entre família, trabalho e vida acadêmica. Cada um sabe da sua luta pessoal para chegar até aqui, e todos são vitoriosos”, disse a formanda, em uma fala repleta de emoção e alegria

Os 115 formandos diplomados na solenidade são egressos dos de licenciatura em História nos polos UAB de Camocim, Caucaia Novo Pabussu, Fortaleza, Iguatu, Itapipoca, Meruoca, Pedra Branca, Jaguaribe, Quixeramobim e Tauá; licenciatura em Ciências Biológicas nos polos UAB de Jaguaribe, São Gonçalo do Amarante e Maranguape; e bacharelado em Administração Pública nos polos UAB de Brejo Santo, Caucaia Itambé, Jaguaribe, Mauriti e Quixeramobim.

Êxito coletivo

A conquista pessoal de cada estudante recém-graduado também representa o sucesso da Universidade, lembrou o reitor da Uece, professor Hidelbrando dos Santos Soares. “A Universidade se orgulha muito de todos. Vocês terem chegado ao final desse percurso da graduação é motivo de grande alegria para todos nós. É uma realização pessoal e uma conquista familiar, mas também é uma conquista institucional. Vocês representam os bons índices de sucesso da Universidade”, afirmou, destacando que a UAB foi uma decisão acertada da Uece, que hoje possui cerca de 40 polos de educação a distância do Programa, contribuindo para interiorizar o ensino superior de qualidade e transformar vidas.

O reitor também enalteceu a qualidade da formação recebida pelos recém-graduados e os lembrou do importante papel que eles possuem para o desenvolvimento do Ceará e do País. “Vocês são profissionais com todas as condições de exercer bem a profissão, com todos os elementos que a gente espera de um profissional formado pela Uece: domínio técnico da área profissional; comprometimento com o entorno, o estado e o país; preocupação não apenas com o próprio desenvolvimento pessoal, mas com o avanço de toda a sociedade. É esse o cidadão que a Universidade busca formar; um cidadão crítico, no sentido mais amplo dessa expressão”, disse.

“Vitoriosos”

Representando o corpo docente, o professor João Rameres Régis, vinculado ao curso de História, reforçou que a conquista do diploma de nível superior alcançada pelos 115 formados UAB/Uece representa uma vitória de cada estudante, mas também de seus familiares, amigos, dos professores, coordenadores e todos que fazem a Universidade, sobretudo considerando o difícil período vivido por todos nos últimos dois anos com a pandemia de Covid-19. “Somos todos vitoriosos”, enfatizou.

O coordenador geral da Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais, professor Francisco Fábio Castelo Branco, também participou da solenidade de formatura e agradeceu ao reitor, aos coordenadores dos polos UAB, coordenadores dos cursos e professores pelo apoio e o empenho para o êxito dos cursos a distância ofertados pela Uece. Ele também enalteceu a conquista dos novos graduados e lembrou que eles têm um papel importante para outros estudantes. “Todos vocês têm uma lição de perseverança para repassar. Fazem isso por não desistirem nunca. Então, quando os tempos ficarem difíceis e o medo se instaurar, pensem nas pessoas que abriram caminhos para vocês e naquelas que estão contando com vocês para abrirem caminhos para elas. Esse esforço de vocês vale muito”, concluiu.