UECE debate sobre Cultura com direito apresentação do Maracatu Ás de Ouro

30 de abril de 2015 - 18:25 #

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) realizou na noite da última segunda-feira, 27 de abril, um debate sobre “Cultura e Política Cultural”. O vice-reitor, Hidelbrando dos Santos Soares, no exercício da reitoria, presidiu a mesa dos trabalhos.

alt

Para Hidelbrando Soares, debate como este, fortalece a instituição, no ensino, pesquisa e extensão.

Participaram ainda da mesa do debate, o presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Acrísio Sena; o pesquisador Miguel Ângelo de Azevedo (NIREX); a articuladora de Patrimônio e Material Histórico da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (SECULTFOR), Graça Martins; e o assessor de Relações Institucionais e Culturais da vice-reitoria, Marcos Colares. Todos os componentes da mesa atuaram como debatedores.

alt

Cerca de 60 estudantes, do curso Pré-Vestibular da UECE, se fizeram presentes no encontro, acompanhados do coordenador Eddie Willian de Pinho e demais professores do cursinho. O debate contou ainda com a presença da diretora do Núcleo de Pesquisa da UECE, Célia Sampaio.

Durante o debate, o vereador Acrísio Sena, enfatizou, lembrando “como é que o povo vai sobreviver sem enxergar uma política cultural como patrimônio público, o vereador foi mais além, a juventude de hoje é a banda de música da revolução”.

alt

Segundo a estudante do UECEVest, Lucimeire Caitana de Souza, “não tomo conhecimento, de como é feita a divulgação dos eventos da SECULTFOR”. Na mesma hora respondeu Graça Martins, “a divulgação é feita através das Secretarias Executivas Regionais (SERs), por meio do Guia Cultural e no site da instituição”.

A UECE, com o apoio da SECULTFOR, está expondo até o dia 08 de maio, a coletânea de fotos intitulada Outros Carnavais, à comunidade ueceana e demais interessados. O acervo pertence ao pesquisador Miguel Ângelo de Azevedo, popularmente conhecido como Nirez. A Coleção está exposta no hall da Reitoria, Campus Itaperi.

O evento faz parte das festividades concernentes aos 40 anos de fundação da UECE

alt

Logo após o debate, os presentes foram saudados com a brilhante apresentação do Maracatu AZ de Ouro, o mais antigo dos maracatus.