UECE debate desenvolvimento em Modelagem Numérica da Atmosfera

9 de agosto de 2019 - 11:39

O Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas (MACFA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), coordenado pelo Prof. João Bosco Versoça Leal Júnior, está realizando o minicurso “Modelo Atmosférico BAM-1D: Teoria e Prática”, por meio da colaboração do Laboratório L-SACI (sigla em inglês para Laboratório de Estudos das Interações Aerossóis e Nuvens), coordenado pelo Prof. Gerson Paiva Almeida, no projeto “Aperfeiçoamento da Componente Terrestre do Modelo BESM”, referente à chamada “Microfísica de Nuvens” do modelo numérico do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), aprovado pela CAPES em 2017.

O minicurso tem como objetivo qualificar o participante para o desenvolvimento do modelo atmosférico BAM (Brazilian Global Atmospheric Model) na sua versão unidimensional, BAM-1D. Este modelo surgiu como uma necessidade de desenvolvimento/calibração integrada das diferentes parametrizações que representam os processos físicos que ocorrem na atmosfera terrestre e que compõem o modelo tridimensional BAM desenvolvido pelo CPTEC do INPE.

O BAM -1D – está em plena evolução, sendo utilizado para calibração e desenvolvimento das parametrizações de convecção (rasa e profunda), microfísica de nuvens, radiação e camada limite planetária. Pelo fato de possuir uma estrutura similar ao do modelo 3D e devido à sua rapidez na execução, o BAM-1D é usado como ponto de partida no entendimento de diferentes processos físicos, assim como no avanço e regionalização das parametrizações físicas disponíveis.

O minicurso, ofertado gratuitamente, conta com 30 participantes e ocorre no Laboratório da Secretaria de Apoio as Tecnologias Educacionais (SATE) campus Itaperi. Na programação constam palestras e oficinas práticas com vários pesquisadores de outros estados: Felipe Demartin Costa e Arlindo Carvalho Júnior, docentes da Universidade do Pampa (Unipampa); Enio Pereira de Souza e Josefina Moraes Arraut, docentes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Iracema Fonseca Cavalcanti, Silvio Nilo Figueroa e Enver Guiterrez, pesquisadores do INPE; Rafael Maraneze e Irene Cristina Corrêa, estudantes de doutorado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Em adição, na tarde do último dia 6 de agosto, o reitor da Universidade Estadual do Ceará, Jackson Sampaio, juntamente com o vice-reitor, Hidelbrando Soares, e o pró-reitor de Políticas Estudantis, Emerson Mariano da Silva; receberam no gabinete da reitoria como visita de cortesia os docentes do minicurso para uma apresentação dos projetos desenvolvidos em parceria com a UECE. Na ocasião, também foi apresentado pelo reitor e sua equipe os dados da dimensão acadêmica e a importância social da Universidade para região.