Uece debate atuação da polícia do Meio Ambiente em crimes de maus-tratos a animais

30 de setembro de 2019 - 12:03

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizará nesta terça-feira, 1º de outubro, aberta ao público, a palestra “A atuação da Delegacia de Polícia do Meio Ambiente em crimes de maus-tratos a animais”. O evento acontecerá do auditório Paulo Petrola, campus Itaperi, das 10h às 11h.

A palestra, que integra o II Ciclo Bem-estar e senciencia animal, é mais uma ação da Campanha “Abandono de Animal é Crime”, assim como a II Blitz do Bem, ocorrida no último dia 25 de setembro. A campanha é realizada pela Uece desde 2018, por meio do Comitê Gestor do Projeto de Convivência com Cães e Gatos em Estado de Abandono no Campus Itaperi, em parceria com o Grupo de Apoio ao Bem-Estar Animal (Gaba), Vice-Reitoria, Faculdade de Veterinária (Favet) e Pró-Reitoria de Administração (Proad).

O evento contará com a participação da inspetora bióloga da Polícia Civil Eliziane de França Holanda Cavalcanti e com a presença do delegado titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), Hugo José de Alencar Linard Filho.

A atividade tem como objetivo dar continuidade e sustentabilidade às ações dialógicas educativas, que visam à prevenção de crimes de maus-tratos ao animal, bem como a formação de uma rede de proteção contra o abandono, que tem sido uma problemática no cotidiano de nossa realidade, afetando as relações entre pessoas-animais e o próprio meio ambiente da universidade.

A professora Daniele Vasconcelos, responsável pela ação, deixa o convite. “Esperamos a presença e a participação de todos os setores de nossa Universidade, contemplando Diretorias de Centro, Faculdades, Pró-Reitorias, Prefeitura, Ouvidoria e os Centros Acadêmicos para que possamos conhecer as ações que já existem no Campus, esclarecer dúvidas, ouvir as demandas e sugestões, bem como apresentar as novas propostas do referido Comitê Gestor e esclarecer como a DPMA, parceira da Universidade, age em casos de crimes de abandono e maus-tratos animais e ao ambiente”.