Uece de portas abertas para diversidade cultural

14 de março de 2019 - 16:28 # # #

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Jackson Sampaio, recebeu na última terça-feira (12/03), a visita do presidente do Instituto Cigano do Brasil (ICB), Rogério Ribeiro, cujo intuito foi buscar a parceria da Uece para propagação e fortalecimento de sua cultura, bem como capacitação do povo cigano.

De acordo com Rogério Ribeiro, aproximadamente, 10 mil ciganos vivem hoje no Ceará, porém nem sempre esses ciganos revelam suas origens por medo do preconceito. “Somos um povo alegre, unido e trabalhador, ligado a uma tradição de família, que enfrenta preconceitos históricos”, ressaltou o presidente do ICB.

O reitor destacou que a palavra “universidade” significa também “unidade da diversidade” e comunicou que, assim como outras culturas são vividas dentro da instituição, a cigana também pode ter espaço em projetos como Ekobé, Núcleo de Danças e Lutas (Nudal), Núcleo de Línguas, e na programação do maior evento científico e cultural da Uece, a Semana Universitária.

“Existem algumas formas para começarmos essa cooperação e, a partir daí, pela cooperação e pelo respeito mútuo, vamos construindo outros projetos, pois a presença do povo cigano, na cultura cearense, vem desde o século XVII”, disse Jackson Sampaio.

As possibilidades serão analisadas pela Uece para que em breve seja assinado documento para oficializar a parceria.