Uece dará início ao semestre letivo 2017.1 nesta segunda-feira, 14 de agosto

10 de agosto de 2017 - 20:08

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) dará início às atividades do período letivo 2017.1 na próxima segunda-feira, dia 14 de agosto. A exceção será para alunos novatos dos campi de Fortaleza, que participarão da Semana de Integração a partir do dia 16, devido ao feriado de Nossa Senhora da Assunção, padroeira de cidade, celebrado em 15 de agosto.

A Semana de Integração, voltada principalmente aos calouros, será aberta quarta-feira (16), no Auditório Central, Campus Itaperi, e acontecerá em dois horários, às 8h30 e às 18h30, podendo, os novos alunos dos campi da capital, escolherem um entre os dois momentos.
A Semana de Integração tem como principal objetivo marcar a retomada das atividades acadêmicas dos alunos veteranos e recepcionar os novatos, integrando-os à nova etapa de formação.

Em 2017, a abertura do evento terá como tema “Ciência e Cidadania”, cuja palestra será proferida pelo presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno, e mediada pelo reitor da Uece, professor Jackson Sampaio.

O evento contará também com a participação do vice-reitor, Hidelbrando dos Santos Soares; do pró-reitor de Graduação, Jerffeson Teixeira de Souza, além dos demais pró-reitores, diretores de Centros e Faculdades, coordenadores e professores de cursos e representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Nos dias 17 e 18, a Semana de Integração seguirá com programação estabelecida por cada Centro/Faculdade e por cada curso.

Veja abaixo programação da abertura da Semana:

Manhã:

8h30 – Abertura
9h – Apresentação Artística (Grupo de Choro da Uece)
9h30 – Palestra
– Palestrante: Dr. Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno
– Temática: Ciência e Cidadania
Local: Auditório Central do Campus do Itaperi

Noite:

18h30 – Abertura
19h – Apresentação Artística (Quartzo verde – Grupo de violões da Uece)
19h30 – Palestra
– Palestrante: Dr. Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno
– Temática: Ciência e Cidadania
Local: Auditório Central do Campus do Itaperi

Sobre o palestrante convidado

Dr. Tarcisio Haroldo Cavalcante Pequeno possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1970), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), com sandwich na Universidade de Waterloo, no Canadá(1979). Foi professor na PUC do Rio e Universidade Federal do Ceará. Foi Visiting Faculty no Imperial College, Londres(1989), e na University of New Hampshire (1985). É professor titular da Universidade de Fortaleza. Foi membro da diretoria da SBPC, da diretoria da SBC, do Comitê Assessor em Ciência da Computação do CNPq, representente da área de Ciência da Computação na CAPES. Foi Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza e é atualmente Presidente daFundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP. Atua nas áreas de Inteligência Artificial e Filosofia, com ênfase em Lógica, Lógicas não monotônicas, Lógicas paraconsistentes, métodos de prova, Filosofia da Linguagem, Filosofia da mente, filosofia da ciência.