Uece dará início ao processo de construção do PDI e do PPI nesta quinta-feira (13)

12 de janeiro de 2022 - 14:58 # # #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) iniciará, nesta quinta-feira, 13, às 16h, pelo seu canal oficial no YouTube, ao processo de construção coletiva do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e, com ele, de seu Projeto Pedagógico Institucional (PPI).

Para dar início às atividades, o público será recebido virtualmente pelo reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares; e pelo vice-reitor, professor Dárcio Ítalo Teixeira.

O evento prosseguirá com o seminário “Ensino Superior: função social, concepções históricas e formação humana”, ministrado pelo docente e ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher.

O tema foi escolhido para a abertura pela relevância desta reflexão na discussão sobre as concepções que serão adotadas pela Uece para referenciar sua prática acadêmica. É também relevante e necessária a reflexão sobre o papel social de uma universidade como a Uece, patrimônio social e cultural do povo cearense. Igualmente relevante é a sua defesa como bem público e os compromissos coletivamente firmados para o seu fortalecimento como tal. Esses compromissos devem ser afirmados e reafirmados, considerando a sua importância para nossa sociedade como lugar da diversidade cultural e da pluralidade de concepções, do debate e do diálogo que constroem sujeitos e coletividades críticas e comprometidas com a transformação social.

O docente convidado para falar sobre o tema é professor titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRJ na linha Estado, Trabalho e Movimentos Sociais. É doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, desenvolve pesquisa em políticas públicas em educação. Atua no Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação – COLEMARX, é pesquisador do CNPq e colaborador da Escola Nacional Florestan Fernandes e foi reitor da UFRJ no período de julho de 2015 a julho de 2019.

#descreviparavoce

Card de fundo cinza. Na parte superior está escrito em letras azuis PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional UECE, Projeto Pedagógico Institucional. No centro do card, lado esquerdo foto do Professor Roberto, homem branco cabelos grisalhos, usando óculos escuro e barba, camisa vermelha. Lado direito da foto está escrito Seminário de abertura Ensino Superior: função social, concepções históricas e formação humana. Docente e ex-reitor da UFRJ, Roberto Leher. Logo abaixo está escrito, local: youtube Ueceoficial. Dia 13/01/22, horário; 16h. Na parte inferior do card, brasão da UECE – Universidade Estadual do Ceará.