UECE cumprimenta os médicos pelo seu dia

18 de outubro de 2013 - 11:52

A Universidade Estadual do Ceará cumprimenta os médicos pelo seu dia, 18 de outubro.

O dia 18 de outubro foi escolhido para homenagear os médicos porque no calendário da Igreja Católica é o dia de São Lucas, santo padroeiro da Medicina. Autor do evangelho que leva seu nome, Lucas foi um médico grego que viveu na cidade de Antioquia, na Síria Antiga, e era chamado pelo apóstolo Paulo de “médico amado”.

O médico grego Hipócrates foi considerado por seus contemporâneos e pósteros o tipo perfeito do médico: culto, humanitário, calmo, puro de espírito, sério e discreto. É de sua autoria o famoso pensamento: “A vida é breve, mas a arte é extensa, a oportunidade é fugaz, a experiência é perigosa, o julgamento é difícil”.

Lucas, inclui, na tradição hipocrática, um legado novo produzido pelo humanismo cristão. O Curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (UECE) foi criado em 2002 e já formou, em cinco turmas, 195 médicos. Atualmente conta com 238 alunos matriculados, atraindo, a cada vestibular, contingente crescente de jovens candidatos

Além da graduação, com 40 vagas anuais, a UECE oferece ainda, em condições de receber médicos, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Mestrado Acadêmico e Doutorado, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (mestrado Acadêmico e Doutorado), o Doutorado em Biotecnologia, os Mestrados Profissionais em Saúde da Família e em Ensino na Saúde, além de 14 Cursos de Especialização (pós-graduação lato sensu).

Clique aqui e confira o vídeo sobre os dez anos do Curso de Medicina da UECE.