Uece cria o primeiro Doutorado em Linguística Aplicada do Ceará

27 de janeiro de 2012 - 18:14 #

A Administração Superior da Universidade Estadual do Ceará (Uece) comemora a criação do primeiro Doutorado de seu Centro de Humanidades (CH), o Doutorado em Lingüística Aplicada. Após a apreciação do parecer da consultoria científica externa, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em sua 131ª reunião, em novembro de 2011, recomendou a criação do Curso de Pós-Graduação em Linguistica Aplicada (PosLA), em nível Doutorado.

O PosLA já vem exercendo papel social relevante através de seus estudos realizados no Curso de Mestrado acadêmico em Linguística Aplicada. São pesquisas sobre multiletramentos, desenvolvimento e ensino de línguas, tradução audiovisual e estudos críticos da Linguagem que constituem um marco importante nos estudos aplicados da linguagem no Nordeste e que serão aprofundados por meio de sua continuidade investigativa em nível de doutorado.

Com foco nas práticas interacionais, os cursos de Mestrado e Doutorado do PosLA buscam contribuir para a formação de atores sociais que, ao compreenderem como a linguagem opera no mundo, possam atuar, de forma refletida e crítica, na educação para o desenvolvimento dos multiletramentos, no ensino e na aprendizagem de línguas, nos diversos campos da tradução e na elaboração de políticas públicas na área de Letras e Linguística. Nessa perspectiva, considerando as demandas que se verificam no contexto em que se insere, o Programa objetiva: formar pesquisadores para desenvolverem estudos no campo da Linguística Aplicada; e qualificar docentes para atuarem no Ensino Superior.

As inscrições para o Processo seletivo 2012 serão realizadas de 1 a 27 de fevereiro de 2012, de segunda a sexta-feira, no horário das 10h às 12h e das 14h às 18h, na secretaria do Programa e as aulas terão início em abril de 2012. Serão ofertadas 33 vagas para o Curso de Mestrado e 15 vagas para o Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada.

A Chamada Pública, a ficha de inscrição ao exame de seleção e as sugestões de bibliografia de cada linha de pesquisa do PosLA estão disponíveis na página eletrônica https://www.uece.br/posla.

Mais informações na secretaria do PosLa:
85) 3101.2032 – FAX: (85) 3101.2026