Uece cria Incubadora e inaugura a Unidade de Pesquisa Transferência Biotecnológica e Inovação

11 de maio de 2012 - 19:13 #

Cinco empresas foram selecionadas em edital e vão ocupar laboratórios da nova unidade

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) inaugurou na última segunda-feira (07/05), a Unidade de Pesquisa Transferência Biotecnológica e Inovação (Uptbi) e a Incubadora da Uece (Incubauece), pelo reitor Assis Araripe. Para Assis Araripe, o elo pesquisa & negócios será fortalecido na Universidade. A preservação do conhecimento em patente, vem sendo difundida pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), e agora ganha suporte para chegar às empresas e ao mercado. A Incubauece no trabalho conjunto com a Uptbi marca o início das atividades do Parque Tecnológico da Universidade, enfatizou Araripe.

Participaram do evento, no qual foram assinados os contratos das empresas incubadas ou associadas à Uptbi, o diretor da Faculdade de Veterinária, Célio Pires Garcia, onde a unidade está sediada, o pró-reitor de Planejamento, Vladimir Spinelli Chagas, o Vice-Reitor, Antonio de Oliveira Gomes Neto, do Diretor do Fundece/BNB, José Narciso Sobrinho, da Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Fátima Leitão, da Pró-Reitora de Graduação, Lineuda Murta, do Presidente da Acevet, José Maria dos Santos Filho, do professor Ary Marques da UFC, empresários, alunos, servidores, dentre outros convidados.

A nova unidade é formada por uma associação dos grupos de pesquisa do Laboratório de Manipulação de Oócitos e Folículos Ovarianos Pré-Antrais (Lomofopa), coordenado pelo professor Ricardo Figueiredo, e do Núcleo Integrado de Biotecnologia (NIB), liderado por José Ferreira Nunes. Os dois grupos – Lamofpa e NIB – contam com pesquisadores de dois programas de pós-graduação da Uece, o de Ciências Veterinárias e o Renorbio – Rede Nordeste de Biotecnologia. O reitor Araripe destaca o apoio que a unidade recebeu da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

O Uptbi tem por objetivo estabelecer a relação direta entre a Uece e o setor produtivo público ou privado, de modo a facilitar e promover a transferência de biotecnologias geradas na Unidade. Com 386 metros quadrados, as instalações do Uptbi contam com seis laboratórios de pesquisa e transferência de tecnologia e inovação, que servirão para empresas já consolidadas ou em fase de desenvolvimento, as chamadas startups ou spin offs, que vão trabalhar produtos ou oferecer serviços.

Cinco empresas foram selecionadas por meio de edital e integram a estrutura da Uptbi e da Incubauece, além dos laboratórios, a parte administrativa, auditório e aposentos para pesquisadores visitantes. Cada empresa incubada vai assumir um dos laboratórios, que usará para desenvolver produto ou serviço biotecnológico.

TA Vitrogen vai trabalhar no laboratório de produção in vitro de embriões para atender demandas dos produtores de bovinos, ovinos e caprinos do Ceará. A ACP Biotecnologia, por sua vez, se instalou no laboratório para a exploração e desenvolvimento de produtos e processos biotecnológicos a base de água de coco em pó. Todas as cinco empresas trabalham com aplicações da água de coco em pó. A BCU – Banco de Cordão Umbelical – é dedicada ao laboratório de pesquisa com células-tronco com o objetivo de implantar um banco de células-tronco expandidas para terapias celulares e diagnósticos genéticos.  Já a empresa Inseminar Reprodução Artificial fica no laboratório de biotecnologia aplicada à reprodução de caninos, com o foco também na implantação de um banco de sêmen de caninos. Outra empresa de biotecnologia, a OnCells, assume o laboratório de Biologia Molecular, com o objetivo de oferecer um serviço de diagnóstico molecular da leishmaniose canina, assim como a sexagem de aves.

A ACP já possui parceria com a Evidence, Farmácia de Manipulação, que lançou a água de coco em pó como bebida isotônica adicionada à acerola, açaí e chá verde. De acordo com José Ferreira Nunes, a produção ganhará em escala numa associação com empresa de São Paulo, com a qual a ACP e Evidence negociam.

A coordenadora da Uptbi, Ana Paula Ribeiro Rodrigues, conta que trabalha no desenvolvimento desde que voltou do pós-doutorado no Canadá, em 2009, quando o projeto foi aprovado pela Funcap. A unidade foi idealizada por Ricardo Figueiredo, que, então, passou-lhe a condução. “Este é um grande desafio, realizar o projeto do modo como foi sonhado, para que dê melhor resultado para os pesquisadores, produtores, empresários e a sociedade”, afirmou à coordenadora. Das cinco empresas que iniciam na Uptbi, duas entram na  qualidade de associadas e três como incubadas. Também funciona no prédio a IncubaUece.