UECE contribui para a Formação e Qualificação de Educadores Sociais do Ceará

26 de março de 2010 - 12:58 #

A Universidade Estadual do Ceará (UECE), através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) inicia na próxima semana, o curso de Extensão Formação de Educadores Sociais: Escola de Cidadania. A solenidade de abertura realizar-se-á no Auditório Paulo Petrola, nesta segunda-feira, dia 29 de março às 9h. O Reitor da UECE, professor Francisco de Assis Moura Araripe, preside a cerimônia de abertura do evento, que contará com a presença da Secretária Fátima Catunda Moreira de Andrade, gestores e educadores sociais de organizações governamentais e não governamentais. Logo após a abertura do evento, será proferida a aula inaugural que versará sobre o tema “Política Nacional de Execução das Medidas Sócio-Educativas: conceitos e princípios” ministrada pela professora e Pesquisadora Institucional da UECE, Maria do Socorro Ferreira Osterne, Doutora em Serviço Social.

O principal objetivo do curso é contribuir para redução do lamentável quadro social ao qual o público infanto-juvenil ainda encontra-se sujeito, apesar dos esforços encetados pelos distintos Poderes e a implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A UECE, na expectativa de disponibilizar cursos de formação como uma estratégia de contribuir para a melhoria do desempenho dos atores sociais de órgãos públicos e organizações não governamentais firmou parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).

Segundo a professora Celina Magalhães Ellery, Pró-Reitora de Extensão da UECE, ao considerar a forte demanda de educadores sociais pela formação/ qualificação profissional, se faz necessário investir para criação de um nova  competência social, aproximando a academia da realidade da criança e do adolescente em situação de alta vulnerabilidade social. O curso, com duração 160 horas, conta nesta primeira turma, com a participação de 42 Educadores Sociais de distintas origens institucionais e é parte integrante de uma programação que se estende durante todo ano, liderada pela UECE, em comemoração aos 20 do Estatuto: ECA 20 anos.