Uece contra o coronavírus: diferença entre surto, endemia, epidemia e pandemia

30 de abril de 2020 - 16:15

 

O assunto de hoje na série “Uece contra o coronavírus” é a diferença entre surto, endemia, epidemia e pandemia. Por que o Covid-19 é considerado uma pandemia?

Surto é a situação em que há aumento acima do esperado na ocorrência de casos de evento ou doença em uma área ou entre um grupo específico de pessoas, em determinado período. Para doenças raras, um único caso pode representar um surto.

Endemia é a presença contínua de uma enfermidade ou de um agente infeccioso em uma zona geográfica determinada. Acontece em período limitado e dentro de um limite esperado.

Epidemia é elevação do número de casos de uma doença ou agravo, em determinado lugar e período. Há um excesso de casos em relação à frequência esperada. Denominação utilizada em situações em que a doença envolve grande número de pessoas e atinge uma larga área geográfica.

A pandemia, em uma escala de gravidade, é o pior dos cenários. Ela acontece quando uma epidemia se estende a níveis mundiais, ou seja, se espalha por diversas regiões do planeta, como é o caso do Covid-19. Não respeita limites entre países e continentes e existe uma quantidade de casos não esperados.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em 30 de janeiro de 2020, que o surto da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, o mais alto nível de alerta da Organização, conforme previsto no Regulamento Sanitário Internacional. Em 11 de março de 2020, a Covid-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia.

Os primeiros casos da doença, denominada de COVID-19, surgiram na China, no final do ano de 2019. Em meados de março de 2020, a doença já estava presente em mais de 100 países. Portanto, é uma pandemia devido sua distribuição geográfica, indicando que toda a população mundial corre o risco de adquiri-la.

Clique aqui e veja as informações no PDF