UECE continua como melhor estadual do N/NE e oitava do País

10 de setembro de 2014 - 11:01

Foi divulgado segunda-feira, dia 8, o Ranking Universitário Folha (RUF) 2014, que classifica 192 universidades brasileiras públicas e privadas. A Universidade Estadual do Ceará (UECE) mantém-se na liderança como melhor universidade estadual do Norte/Nordeste e Centro-Oeste e permanece como a oitava melhor estadual do País, mesmas colocações alcançadas nos levantamentos de 2013 e de 2012.

A UECE também continua na 39ª posição no ranking geral, entre as 192 instituições avaliadas. A UECE, portanto, permanece entre as 20% melhores do Brasil, assim como continua como a sétima entre as universidades públicas do Nordeste, atrás apenas de seis federais.

Em sua oitava colocação entre as estaduais nacionais, a UECE tem à sua frente três universidades de São Paulo (USP, Unicamp e UNESP), duas do Rio de Janeiro (UERJ e UENF) e duas do Paraná – uma em Maringá (UEM) e outra em Londrina (UEL).

O levantamento da Folha avaliou 20 dos 77 cursos da UECE: Administração de empresas, Biologia, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Computação, Educação Física, Enfermagem, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Química e Serviço Social.

Cinco destes cursos estão entre os 5% melhores do País: Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Educação Física, Enfermagem e Pedagogia. Quatro estão entre os 10% melhores: Medicina, Biologia, Computação e Letras. Além de outros cinco que foram classificados entre os 15% melhores: História, Matemática, Medicina Veterinária, Psicologia e Serviço Social.

Filosofia ficou entre os 25% melhores, atingindo a 38ª colocação entre 158 avaliados, e Ciências Sociais, entre os 30%, por ter alcançado o 29º lugar de um total de 108 avaliados.

O ranking das universidades é feito a partir de indicadores de pesquisa, inovação, internacionalização, ensino e mercado das instituições e cada uma das 40 carreiras com mais ingressantes no país foram avaliadas no ensino e no mercado de trabalho.

CURSOS DA UECE ENTRE OS 5% MELHORES DO PAÍS

Administração de Empresas: 56º lugar entre os 1.484 avaliados.

Ciências Contábeis: 47º lugar entre os 884 avaliados

Educação Física: 16º lugar entre os 516 avaliados.

Enfermagem: 38º lugar entre os 666 avaliados

Pedagogia: 32º lugar entre os 999 avaliados