UECE conquista conceito máximo no ENADE em cursos da área da Saúde

21 de outubro de 2020 - 15:46 # #

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) atingiu o conceito máximo (5) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) de 2019. Quatro cursos foram avaliados e dois se destacaram.

“Passaram pelo Exame os cursos de Enfermagem, Nutrição, Medicina e Medicina Veterinária. Os dois primeiros receberam nota máxima. Os outros também ficaram muito bem conceituados, com nota 4, demostrando assim, mais uma vez, a qualidade dos cursos da UECE”, destaca o chefe de Gabinete e procurador Educacional, Jerffeson Souza.

O ENADE avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Para a pró-reitora de Graduação da UECE, professora Monica Cavaignac, o resultado se deve a qualidade dos professores e o compromisso dos estudantes. “Nosso corpo docente, em sua grande maioria, é composto por mestres e doutores, com grandes expertises em suas áreas de conhecimento e a participação dos estudantes em projetos de pesquisa e de extensão, em estágios qualificados, assim como em grupos de estudos, são alguns dos fatores que nos levam à alcançar a nota”.

Além disso, a pró-reitora destaca as ações da universidade. “. Também contribuem com esse resultado o processo permanente de revisão dos projetos pedagógicos de cursos, que são atualizados de acordo com as demandas de formação acadêmica e do mercado profissional, pois além dessa dimensão pedagógica, há ainda o atendimento às exigências do mundo do trabalho e da vida social. Ressalto também as bolsas de pesquisa, de extensão, de permanência universitária, que contribuem com a qualificação dos estudantes nos cursos de graduação, permitindo que eles se dediquem às atividades acadêmicas. As políticas estudantis, de modo geral, como os restaurantes e os refeitórios universitários, cumprem um papel importante, pois eles colaboram com a redução das desigualdades sociais na universidade”, declarou Monica.

Os cursos de Enfermagem e de Nutrição, que se destacam nessa edição do ENADE, são vinculados ao Centro de Ciências da Saúde (CCS). A diretora pro tempore do Centro, professora Lúcia Duarte, lembra que o curso de Enfermagem também atingiu a nota máxima na avaliação de 2016 e parabeniza todos os cursos avaliados em 2019. “Gostaria de parabenizar a todos os cursos avaliados, em especial, os cursos de Enfermagem e de Nutrição, que atingiram nota máxima. Tudo isso se deve ao trabalho da universidade, das Coordenações de cursos, dos professores e também dos alunos que, mesmo quando estão diante de escassos recursos, se esforçam muito”.

Os cursos a serem avaliados no próximo ENADE, a ser realizado em 2021, serão os de bacharelado nas áreas de Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes e áreas afins; licenciatura nas áreas de Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes; bacharelado nas áreas de Ciências Humanas e Ciências da Saúde, com cursos avaliados no âmbito das licenciaturas; e cursos superiores de Tecnologia nas áreas de Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial.