Uece concorre com quatro projetos ao “Prêmio Ceará de Cidadania Eletrônica”

29 de setembro de 2011 - 19:29 #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), através do Departamento de Informática (DI), concorre com quatro Projetos de Tecnologia da Informação à sexta edição do Prêmio Ceará de Cidadani@ Eletrônica. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria do Planejamento e Gestão (SEPLAG) e que tem como objetivo fomentar, divulgar e reconhecer a qualidade dos projetos públicos, assim como os benefícios advindos da aplicação da Tecnologia da Informação e Comunicação na Administração Pública.

Ao falar sobre os projetos, o diretor do DI, Paulo Henrique Aguiar, ressaltou a importância da participação da UECE no Prêmio, como reconhecimento ao desenvolvimento da Área de Tecnologia da Informação na Universidade nos últimos anos.

Os projetos selecionados, desenvolvidos integralmente pelo DI, já foram classificados para a terceira e última fase do Prêmio Ceará de Cidadani@ Eletrônica, onde serão apresentados a uma banca julgadora, nos dias 10, 11, 13 e 14 de Outubro de 2011. A UECE concorre em quatro categorias com os seguintes projetos: Sistema Web de Avaliação (Avalere), Sistema de Eventos (SisEventos), Aragatu – Kanban e Gerenciador de Identidade de Usuário (GIDU).

PROJETOS E SEUS OBJETIVOS

Sistema Web de Avaliação (Avalere): concorre na Categoria Inovação. Objetivos: Gerenciar processos avaliativos por meio de interface web, organizando os seguintes módulos: Gestão de instrumentos de avaliação; Audiência; Relatórios e Análises; e Coleta de Dados; e dispor de um aplicativo capaz de gerenciar processos de avaliação genéricos, com aplicabilidade a diversos contextos que demandem avaliação.

Sistema de Eventos (SisEventos): concorre na categoria TI Verde.
Objetivos: Alinhar as necessidades de negócio às boas práticas de sustentabilidade ambiental, através da economia de recursos naturais; permitir o gerenciamento de todas as informações e inscrições de um evento em um ambiente on-line centralizado; oferecer um ambiente computacional único e padronizado para o gerenciamento de eventos abertos ao público, possibilitando personalizar automaticamente o skin (esquema de cores) das páginas, fontes, tabelas e imagens; gerenciar inscrições em palestras, mini-cursos, oficinas, seminários e submissão de trabalhos científicos de forma eletrônica nos eventos; e permitir a emissão de certificados on-line, a geração automática de anais do evento, a visualização de relatórios, etc.

Aragatu – Kanban: concorre na Categoria Governança. Objetivos: Promover e fomentar a utilização da metodologia SCRUM no desenvolvimento de aplicativos, de forma simples e amigável; tornar público um ambiente Kanban interativo (quadro visual que auxilia o planejamento e o monitoramento de atividades de um projeto), via web, possibilitando que todos os interessados possam acompanhar as definições das funcionalidades e o desenvolvimento de sistemas; obter a curva de evolução do desenvolvimento de um produto, conhecida como gráfico Burndown, a partir de um “quadro KANBAN digital”; e prover acesso amplo e fácil a quadros Kanbans, Backlogs e gráficos Burndown.

Gerenciador de Identidade de Usuário (GIDU): concorre na Categoria Software Livre. Objetivos: Integrar o login do webmail com os demais sistemas da Universidade; fornecer novos serviços e incentivar a utilização de e-mail institucional; e disponibilizar conta de e-mail para alunos e professores através de serviços em “cloud computing” (computação nas nuvens).

Fonte / Contato: Departamento de Informática (DI) 3101-9715