UECE concede título de Doutor Honoris Causa a dois professores

14 de abril de 2014 - 16:51 #

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) realizou no final da tarde, do dia 07 de abril, no Auditório Paulo Petrola, sessão solene de Outorga do Título de Doutor Honoris Causa aos Professores João Teófilo Pierre e Emídio Cantídio de Oliveira Filho. O Vice-Reitor, Hidelbrando Soares, e o Diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), Prof. Vladimir Spinelli, conduziram os homenageados, ao local da cerimônia, recebido, na ocasião, pelo Reitor da UECE, Jackson Sampaio, que presidiu o evento, após o cortejo das autoridades acadêmicas, a composição da mesa e a localização no plenário dos membros do Conselho Universitário (CONSU).

O Prof. João Pierre é graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, na cidade de Roma, concluiu ainda mestrado na mesma área, na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, também em Roma. Na Universidade Estadual do Ceará, Prof. Pierre assumiu funções importantes, desde a embrionária FUNEDUCE, fundação que gerou a FUNECE e a UECE. Foi chefe de gabinete do Reitor Martins Filho, criador dessa Universidade, Pró-Reitor de Graduação durante 12 anos, nos reitorados dos professores Danísio Correia, Luís Moreira, Cláudio Régis Quixadá e Perípedes Chaves. Foi ainda assessor de todos os Reitores, até a administração do Reitor Assis Araripe.

O Prof. Emídio Cantídio é Engenheiro Agrônomo, graduado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1973), Mestre em Ciências do Solo e Água pela University of California – Davis (1977) e Doutor em Ciências do Solo e Água pela mesma universidade californiana (1982). Foi Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (1991-1995) e Reitor, por dois mandatos (1995-1999 e 1999-2003) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPe). Por seis anos foi Diretor de Programas de Pós-Graduação da Capes. Atualmente é Professor Adjunto IV da UFRPe, membro do Conselho Superior da Capes (2002-2007) e do Conselho Técnico de Acompanhamento e Avaliação do INEP (2006-2008).

Os participantes foram saudados pelo Trio Musical do curso de Música da UECE, coordenado pelo maestro Poty Fontenele.

As propostas de concessão dos títulos honoríficos aos dois professores, pela larga e rica produção acadêmica, foram feitas pelo então reitor da UECE, professor Francisco de Assis Moura Araripe, em 2011, e aprovadas por unanimidade pelo Conselho Universitário (CONSU), em duas reuniões distintas.

De acordo com a Resolução nº 780/2011 – CONSU, de 21 de fevereiro de 2011, a justificativa para a outorga do título ao professor João Téofilo Pierre foi por ter dedicado à UECE o melhor do seu tempo e dos seus talentos, sempre prestando competente e qualificada assessoria à Administração Superior. O professor também esteve à frente de ações pioneiras, no início dos anos 1980, no trabalho de interiorização de cursos e ações da UECE, secundando com doutrina acadêmica a criação de unidades fora do campus sede, além de sua produção intelectual, sobretudo artigos, livros e pareceres sobre variados assuntos da história e da vida universitária.

O CONSU aprovou em reunião no dia 19 de dezembro de 2011, a proposição de outorga do título ao professor Emídio Cantídio de Oliveira Filho, pelas suas ações na aprovação de políticas de Ciência e Tecnologia para as Universidades, Institutos Superiores e Centros de Pesquisa do Brasil. Segundo a Resolução nº 818/2011 – CONSU, ele também foi colaborador inestimável para a implementação e o desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UECE, do qual foi o principal incentivador e orientador, e também dispensou à UECE grande atenção quando esteve à frente da Diretoria de Programas de Pós-Graduação da Capes.

A solenidade foi concluída às 19h, com Reitor, Vice-reitor, Pró-reitores, Diretores de Centros e Faculdades, componentes do CONSU, os homenageados, professores e convidados confraternizando no hall da Reitoria da UECE, em torno de um Buffet de frios e sucos.

A solenidade contou com as presenças do vice-reitor, Hidelbrando dos Santos Soares, dos ex-reitores, Assis Araripe, Manassés Fonteles, Jáder Onofre de Morais, Perípedes Maia Chaves, do pró-reitor de pós-graduação e pesquisa, Jerffesson Teixeira de Souza; da pró-reitora de graduação, Marcília Chagas Barreto; da pró-reitora de extensão, Lúcia Helena Fonseca Grangeiro; do pró-reitor de Administração, Carlos Heitor Sales Lima ; do pró-reitor de planejamento, Fernando Antonio Alves dos Santos; do pró-reitor de Políticas Estudantis, Geovani Jacó de Freitas; da chefe de gabinete, Josete Castelo Branco Sales, da diretora de pesquisa, Célia Sampaio; da ouvidora, Francimá Rocha; de diretores e centros e faculdades, de coordenadores de cursos de graduação e de pós-graduação, de professores, de servidores, alunos, de familiares dos homenageados, representantes das instituições irmãs, URCA e UVA, e demais convidados.