UECE concede quatro títulos honoríficos de Professor Emérito

16 de setembro de 2016 - 14:11 #

A atuação científica de docentes que se aposentam, em áreas nas quais suas atuações são estratégicas para os projetos de pesquisa e os programas de pós-graduação, é reconhecida pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e seu Conselho Universitário (CONSU), que a outorga do Título Honorífico de Professor Emérito.

alt

Na tarde do último dia 05 de setembro ocorreu uma agradável e sensível cerimônia: a da Outorga do Título de Professor Emérito aos professores doutores Jáder Onofre de Morais, José Ferreira Nunes, Joaquim Celestino Júnior e José Henrique Leal Cardoso. A sessão solene do CONSU aconteceu na Sala dos Órgãos de Deliberação Coletiva (SODC), Campus Itaperi, e foi presidida pelo reitor, Jackson Sampaio.

De acordo com as Resoluções de números 1156/2015, de 18 de maio 2015, e as Resoluções 1214/2016, 1215/2016, 1216/2016 do CONSU, de 16 de maio de 2016, a justificativa para a outorga dos títulos aos professores, foi feitas pelas suas dedicações, pelos seus conhecimentos e suas capacidades de produção.

Os homenageados:

Jáder Onofre de Morais solicitação e justificativa do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo), do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT);

José Ferreira Nunes solicitação e justificativa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV), da Faculdade de Veterinárias (FAVET);

Joaquim Celestino Júnior solicitação e justificativa do Mestrado Acadêmico em Ciências da Computação (MACC), do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT); e

José Henrique Leal Cardoso solicitação e justificativa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PPGCF), do Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB).

alt

Em sua fala, o reitor Jackson Sampaio, assegurou que o “honroso título de professor emérito é concedido àqueles mestres que atingiram alto grau de projeção no exercício de sua atividade acadêmica. E destacou que a outorga, na UECE, se dá de forma rigorosa, observando-se critérios cuidadosos e um necessário protocolo”. E concluiu dizendo: “a vida intelectual de vocês não acaba quando vocês se aposentam, ela começa. Façam, agora, o que bem quiserem em pesquisa e ensino, com liberdade.

alt

O ex-reitor Jáder Onofre de Morais falou em nome dos homenageados. Estou feliz, cercado por pessoas queridas, orgulhoso pelo título, que é um grande reconhecimento dos pares, comemorou professor Jáder de Morais. Ele falou, emocionado, sobre a sua trajetória como estudante e da sua trajetória acadêmica e administrativa frente à UECE.

A solenidade contou com a presença do vice-reitor, Hidelbrando Soares; dos pró-reitores de Graduação, Jerffeson Teixeira de Souza; de Pós-Graduação e Pesquisa, Nukácia Meyre Silva Araújo; de Planejamento, Fernando Antonio Alves dos Santos; de Políticas Estudantis, Emerson Mariano da Silva; de Extensão, Fernando Roberto Ferreira Silva; de Administração, Carlos Heitor Sales Lima; da Chefe de Gabinete, Fátima Leitão; do ex-reitor e professor Emérito Manassés Claudino Fonteles; do diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Luciano Moura Cavalcante; do professor Luiz Cruz Lima, também professor Emérito; da secretária do SODC, Liana Rabelo de Castro; demais professores, servidores, estudantes e familiares dos homenageados.