UECE comemora o cinquentenário do Curso de Administração

6 de setembro de 2011 - 20:55 #

Os festejos dos 50 anos do Curso de Administração da Universidade Estadual do Ceará (Uece) foram marcados pela entrega de placa comemorativa a seus fundadores, Paulo Bonavides, Francisco de Assis Arruda Furtado, e alguns deles, in meroriam, como o ex-Governador do Ceará Plácido Aderaldo Castelo, Raimundo Girão, Mozard Soriano Albuquerque, Aloísio Cavalcante, João Clímaco Bezerra, e Vicente Augusto Férrer Lima, cujas homenagens foram recebidas por familiares. A solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira (05/09), no Auditório Paulo Petrola, no prédio da Reitoria, no Campus do Itaperi.

Segundo a programação, outro ponto importante da solenidade foi a palestra de seu ilustre ex-aluno, o senador Eunício Oliveira, que deixou a sua terra natal, município cearense da região do Cariri, Lavras da Mangabeira, aos 13 anos de idade, vindo para Fortaleza “ganhar a vida”, como ele mesmo afirmou. Na capital, disse Eunício, trabalhou numa grande empresa, a Fábrica Fortaleza, e aí, foi só o início da longa caminhada para chegar à senatória.

Ao falar para uma platéia de ex-colegas de faculdade, professores, alunos, entre outros convidados, senador Eunício Oliveira disse que “Foi graças ao curso de Administração da UECE que me encontro onde estou. Embora poucos saibam disso, em um primeiro momento eu almejava ser dentista. Mas a necessidade de trabalhar me impedia de frequentar o curso de odontologia, que exigia período integral. A faculdade de administração, diversamente, me permitia trabalhar dois expedientes e assim, quase por acaso, o destino me conduziu a ela”. Senador Eunício falou de sua trajetória profissional, novos empregos que assumiu, como ganhou a disputa para a presidência da Federação do Comércio de Brasília, a trilha do empreendedorismo, e ressaltou: “a formação em administração fora relevante não apenas no setor privado; fora de extrema relevância também na minha capacidade de ser administrador dos interesses coletivos”.

O Reitor da UECE, professor Assis Araripe, ao presidir a solenidade de abertura das comemorações dos 50 anos do Curso de Administração, lembrou em seu discurso: “iniciei minha caminhada profissional de professor, de administrador e de educador no Curso de administração. Aqui, aprendi, além do conhecimento que está na base da minha formação, como docente, a cultivar valores agregados, advindos do trato cotidiano com mestres dedicados ao ensino das matérias, mas, sobretudo, comprometidos com a elevação dos patamares morais e cívicos da comunidade acadêmica”.

Ao final de seu discurso, o Reitor Assis Araripe disse que “Sob a perspectiva simultânea do passado, do presente e do futuro, o Curso de Administração da Universidade Estadual do Ceará merece muito mais do que as homenagens que ora lhe são prestadas. Merece nosso reconhecimento pela rica e valiosa contribuição, à luz dos valores éticos e morais, prestada à nossa instituição”.

A solenidade dos festejos dos 50 anos do Curso de Administração contou com a presença do Secretário Executivo da Secitece, Pedro Freire Castelo, representando o Secretário René Barreira, o Vice-Reitor da UECE, professor Antônio de Oliveira Gomes Neto, a Diretora e Vice-Diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), Conceição Pio e Hermano José Batista de Carvalho, respectivamente, a Coordenadora do Curso de administração da UECE, Maione Rocha de Castro Cardoso, o Diretor-Executivo do IEPRO, Roberto Pinto, o Superintendente do CRA, César Cláudio Rabelo Cavalcante, presidente da Associação dos Administradores do estado do Ceará, ex-aluno do Curso de Administração, Lamack Mesquita Guimarães, os familiares que receberam a placa comemorativa pelos 50 anos do Curso de Administração “in memorian”, Emilse Barros de Araújo, Ana Cartxo Aderaldo, Sérgio Bezerra, Marinon Bezerra, Madalena Rego, José Castelo, Antônio Filgueiras Lima Filho, Gilberto Castro.

Presentes também na solenidade, Pró-Reitores da UECE, ex-Diretores do CESA, Ruy de Castro e Silva, representado pelo seu filho Gilberto de Castro e Silva, Dom Benedito Francisco de Albuquerque, José Guilherme Pimenta Araújo, representado pela viúva Emilse Oliveira Araújo, José Freire de Castelo, Francisco de Assis Moura Araripe, Gedyr Lírio de Almeida, Maria da Conceição Pio (atual diretora), ex-coordenadoras do Curso de Administração, Diretores de Centros e Faculdades, Diretores Administrativos, presidente do Sindicato dos Servidores Técnico-Administrativos, Liana Rabelo, professores, alunos, servidores, entre outros convidados.

Abrindo a solenidade, Cláudio e Natália Mesquita entoaram o Hino Nacional. Em seguida, houve a apresentação musical, ao violão, do aluno David Peter Paul, do curso de Música da UECE.