UECE comemora mais cinco depósitos de pedido de patente

28 de janeiro de 2011 - 20:34 #

A Universidade Estadual do Ceará comemorou, em reunião nesta sexta-feira, 28 de janeiro, o depósito de mais cinco pedidos de patentes junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), sendo uma patente plataforma e quatro bioprocessos com água de coco em pó. Os depósitos são oriundos de pesquisas colaborativas e das teses de doutorado do Programa de Pós-graduação da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), coordenado pela UECE, contando hoje, com 35 instituições parceiras e 425 doutorandos matriculados.

Na solenidade, o Reitor professor Assis Araripe destacou que o grande papel da Universidade é servir à humanidade, interagindo com a sociedade e desenvolvendo tecnologias que possam alavancar a economia da região. O Reitor também enfatizou a importância do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e a sua função de incentivar a cultura da inovação e da proteção do conhecimento na Universidade.

Os pedidos de depósito de patente foram acompanhados pelo NIT, responsável pela gestão da propriedade intelectual (PI) da UECE. Além dos pedidos de depósito das patentes, o NIT elaborou e negociou os termos de ajustes de propriedade intelectual e os convênios de cooperação técnico-cientifico que prevêem a participação de titularidade e pagamento de royalties, quando a tecnologia for comercializada. Na solenidade estavam presentes os investidores e empresários da ACP Biotecnologia, Jorge Lehn Muller, Jean Peticacis e José Luiz Ferreira.

O investidor Jorge Muller destacou as possibilidades ilimitadas do uso da água de coco em pó, desenvolvida pelo professor da UECE José Ferreira Nunes em parceria com a pesquisadora Cristiane Mello. “Vamos colocar no mercado aquilo que foi produzido pelo nordeste, no Ceará. Estamos quebrando paradigmas, levando para a sociedade tecnologias desenvolvidas dentro da academia, possibilitando a aplicação do produto em fármacos, cosméticos e substratos”, ressalta Muller.

Para a coordenadora do NIT, Aloma Pessoa, a bem sucedida apropriabilidade e transferência para o mercado do conhecimento desenvolvido na universidade é fruto da estratégia da atual gestão. “A Universidade vem apoiando e executando ações no sentido de difundir o conceito de inovação e implementar melhores práticas”.

O Pró-reitor de Planejamento, professor Vladimir Spinelli falou da importância do NIT na proteção das tecnologias desenvolvidas na Universidade e da transferência para o mercado. Spinelli também destacou o reconhecimento do NIT UECE pelo Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT como exemplo de boa prática no Workshop Nacional de NITs, realizado em Brasília.

Falaram também na ocasião os professores José Ferreira Nunes, Isabel Florindo Guedes, Paula Lenz, a pesquisadora e empreendedora Cristiane Mello e o representante dos doutorandos e inventores das patentes, Maciel Andrade. Estavam ainda presentes o Vice-reitor, Prof. Antonio de Oliveira Gomes Neto, o coordenador Técnico da Redenit-CE e responsável pela PI da UECE, Luiz Eduardo Tavares e o diretor da Faculdade de Veterinária, professor Célio Pires Garcia.

Através da Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica (Redenit-CE), coordenado pela UECE, já foram depositadas 9 patentes e 11 estão em processo de depósito no período de 2010 a 2011, somente para a UECE, com previsão para serem depositadas até março de 2011. Antes de 2010, quando foi aprovada a política de Propriedade Intelectual da Universidade, nenhuma patente tinha sido solicitada em nome da UECE.