UECE Comemora 40 anos de existência no dia 05 de março 2015

2 de março de 2015 - 17:55 #

 

 

Na próxima quinta-feira, dia 5 de março, começam as festividades dos 40 anos de criação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), a data será marcada também, por uma sessão solene do Conselho Universitário (CONSU) de entrega de títulos acadêmicos a quatro personalidades das áreas de música, biomedicina, geografia humana e artes plásticas.

 

Às 16h, no Auditório Paulo Petrola, serão outorgados títulos de Notório Saber a Douglas Heimark, pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade de Virgínia (Estados Unidos), que desenvolverá pesquisa no campo da diabetes na UECE, e a Pablo Diego Mañé Solari, mais conhecido como Pablo Manyé, artista plástico catalão, com longa experiência em educação artística voltada a promover formação em artes visuais para crianças e monitores em todo o mundo.

 

O compositor paranaense, crítico musical e criador da Bienal de Música Contemporânea, para estimular novos compositores, Edino Krieger receberá, na sessão solene do CONSU, o título de Doutor Honoris Causa, que também será conferido à professora Rosa Ester Rossini, do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP).

  

O Jubileu de Rubi da UECE é também tema de um selo comemorativo dos Correios, que será lançado no dia 23 de março, às 16h, em solenidade no Gabinete do reitor, professor Jackson Sampaio. Na ocasião, será premiado o criador do selo comemorativo do Jubileu da Universidade, o aluno e servidor da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), José Mairton Barroso Júnior.

 

As festividades alusivas aos 40 anos da universidade no dia 5 de março iniciarão bem cedo, às 7h, haverá a Alvorada Musical para a comunidade uecena, que chega cedo para estudar, trabalhar e também de moradores do entorno, que usam os 104 hectares do campus para praticar atividades físicas.

 

A partir do meio-dia, mais música, desta vez para fazer a festa no Restaurante Universitário contemplando os alunos que estudam nos períodos vespertino e noturno.

 

O dia 5 de março marca também o aniversário de Patativa, nascido em Assaré, em 1909, e a quem a UECE outorgou o título de Doutor Honoris Causa, em 1998.

 

Veja programação completa do 05 de março 2015

 

07:30 às 8:00

Alvorada musical

Local: Praça Antonio Martins Filho ou no Hall do Auditório Central (em caso de chuva).

 

12:00 às 12:30

Almoço musical com a participação do Grupo Popular Regional

Local: Restaurante Universitário / RU-Itaperi

 

14:00

Abertura do III Seminário Interfaces: O Estado na obra de Pierre Bourdieu

Local: Auditório Livraria Cultura

Enderço: Shopping Varanda Mall – Avenida Dom Luís, 1010 -Piso 1 – Loja 8

 

14:00 às 15:30

Reunião Ordinária do CONSU

Local: Sala dos Órgãos de Deliberação Coletiva

 

16:00 às 17:30

Sessão Solene do CONSU (entrega dos Títulos Doutor Honoris Causa e Notório Saber)

Local: Auditório Paulo Petrola – Prédio da Reitoria

 

17:30

Abertura da Exposição Obrigado, Ceará de Pablo Manyé

Local: Hall da Reitoria

 

18:30 às 19:30

Apresentação da Orquestra Sinfônica / OSUECE

Local: Auditório Central do Itaperi